A estética do choque arte e política em Walter Benjamin. / The aesthetics of shock - art and politics in Walter Benjamin.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/12/2009

RESUMO

A estética do choque (Chockerlebnis) em Walter Benjamin mantém uma interação com a modernidade, no âmbito da realidade, da divisão do trabalho e do processo produtivo (Herstellungsverfahren) estendida ao cotidiano da sociedade. A análise dessa interferência da estética sobre as novas relações constitui o corpus filosófico da dissertação, que intenta situar os termos da discussão controversa sobre o declínio da aura com base no processo de desencantamento do mundo (Entzauberung der Welt) e da politização da arte. A análise utiliza-se dos conceitos de autor produtor e refuncionalização da arte (Umfunktionierung). Reflete sobre a forma de percepção que predomina na modernidade e na recepção cinematográfica: coletiva, super-estimulada, distraída, uma percepção do choque. Aborda o conceito de choque (Chockerlebnis) pondo-o em situação constelacional com outros conceitos como o de autômato ligado ao trabalho fabril, ao jogo, montagem cinematográfica, recepção tátil, experiência (Erfahrung) e vivência (Erlebnis), relacionando-os a uma nova forma de encarar a política e a ética. Avalia o estado de auto-alienação que a humanidade atingiu, e discute a utilização política e estética dos conceitos de faculdade mimética (Mimetisches Vermögen), sonho (Träume) e despertar (Erwachen) ante este estado. A experiência estética, por seu turno, representa o termo em que se explicita no autor a modificação da experiência (Erfahrung) como tal na era moderna, abrindo possibilidade para se pensar uma política adequada aos novos tempos.

ASSUNTO(S)

modernidade política estética choque cinema filosofia modernity politics aesthetics shock movie

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