Mimesis Na Arte
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Mímesis e tragédia em Platão e Aristóteles
A presente dissertação visa analisar os conceitos de mimesis e tragédia nas diferentes abordagens dos filósofos Platão e Aristóteles. O problema principal que condiciona a análise é a relação entre, de um lado, as obras de arte e, de outro, a realidade e os juízos morais. Esse problema é estudado através de uma análise dos principais textos nos
Publicado em: 2010
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2. Mimesis and education in The Laws of Plato : the moral development of psyke / Mimesis e educação nas Leis de Platão : formação moral da psykhe
A teoria da mímesis na filosofia de Platão, quase sempre vista no âmbito estético, foi na maioria das vezes interpretada na tradição filosófica e literária como uma teoria negativa. Acreditamos que isso decorre de uma leitura e interpretação um tanto apressada dos diálogos, que não considera o aspecto educacional da atividade mimética. Uma teori
Publicado em: 2009
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3. Eldorado : dramaturgia de ator na intracultura / Eldorado : actor s dramaturgy and intraculture
O objetivo deste trabalho foi localizar, em experiência prática, como criação cênica, a chamada dramaturgia de ator no contexto brasileiro. Isto se deu a partir da interação, observação e imitação (Mimese Corpórea tal qual sistematizada pelo Lume Teatro) de construtores e tocadores de rabeca - instrumento de arco e cordas, como o violino, present
Publicado em: 2009
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4. Literatura e pintura : correspondências interartísticas em Passeio ao Farol, de Virginia Woolf
A comparação entre as artes é um topois tão antigo em nossa cultura que remonta a aurora da civilização. Uma re-leitura atenta da História da Arte pode verificar que tão comum quanto as comparações eram as tentativas de se sistematizar uma escala hierárquica artística. Pretendemos nesta tese, propor uma revisão histórica que não apenas busque
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009
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5. DialÃtica do esclarecimento: expressÃo e reconciliaÃÃo
A DialÃtica do Esclarecimento à considerada um marco teÃrico no pensamento de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Nesse livro, escrito a quatro mÃos por esses dois membros do grupo de intelectuais conhecido por Escola de Frankfurt, à feita uma crÃtica radical ao processo de formaÃÃo da racionalidade ocidental. Eles denominam de esclarecimento o movim
Publicado em: 2009
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6. Artes na educação infantil: crítica das orientações e diretrizes curriculares
Esta pesquisa tem como objetivo verificar como o ensino de artes é inserido na educação infantil, tomando como foco de análise a relação entre adaptação e autonomia relativa ao aprendizado artístico. Este debate justifica-se na medida em que pode contribuir para reafirmar as especificidades da educação infantil e explorar a perspectiva de uma educ
Publicado em: 2008
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7. Violência e tragédia : a arte na marem do dizível
A arte conheceu durante o século XX algumas mudanças cruciais que tocaram os limites do que até então era considerado como artístico. Partindo da mímesis tradicional, buscou sua negação e voltou a ela através de uma busca cada vez mais radical da própria realidade, no limite de uma ruptura com as categorias tradicionais de mímesis/representação.
Publicado em: 2007
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8. A insuficiência da linguagem: fundamentos para uma estética da arte tecnológico-digital / The insufficiency of language: fundaments for an aesthetics of the technological-digital art
Com o objetivo de descobrir o modo próprio como as recentes manifestações artísticas tecnológico-digitais enfrentam o problema da representação e da insuficiência da linguagem, esta tese investiga as relações entre mímesis, representação e arte como técnica, arte como invenção, arte e ciência, arte e linguagem e arte e indústria cultural. N
Publicado em: 2006
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9. Mímesis e tragédia na ética de Aristóteles
A presente dissertação percorre as páginas da Poética de Aristóteles em busca da definição de tragédia que é dada pelo filósofo de Estagira. A definição de tragédia encontra-se no capítulo VI e é desenvolvida nos capítulos VII a XIX. O ponto de partida porém, é o fato de que toda poesia é imitação (mímesis) e tal ponto é defendido por
Publicado em: 2005
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10. A arquitetura, o corpo e o espelho sobre a beleza e o tempo na arte do Renascimento e em nossos dias
A revivescência do ideal antigo de "fama eterna" e "perpetuidade" da arte propicia na Renascença novos enquadramentos conceituais do princípio clássico da mímesis. Asseverando a proeminência da arquitetura sobre as demais artes, diversos escritos renascentistas vinculam a consecução de obras belas à longevidade das edificações (Chrysolaras, Albert
Tempo Social. Publicado em: 2003-04
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11. A filosofia, a arte e o inominavel : tres estudos sobre a dor da finitude na obra de T. W. Adorno
The present work gathers three studies on the late work of Theodor W. Adorno. They are studies dedicated to explore the bordering and frontier areas in which mimesis makes boundary with concept and philosophy approaches art. The first study turns on Negative Dialectics, investigating how the work of conceptual elaboration, properly philosophical, intend to i
Publicado em: 2002