A educação infantil e o currículo: um estudo sobre as concepções de currículo presentes nas práticas pedagógicas de professoras da pré-escola .

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente trabalho objetiva discutir as concepções de currículo presentes nas práticas pedagógicas dos professores da pré-escola. Busca ainda analisar a influência desse currículo na formação e construção da identidade sociocultural da criança de forma que possibilite a reflexão sobre as várias dimensões da educação pré-escolar, as ações, as práticas e os discursos instituídos pelos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica. Propõe, em um primeiro momento, uma discussão sobre os pressupostos histórico-filosóficos da pesquisa segundo os quais se deu o trabalho investigativo. A pesquisa se realizou de acordo com os princípios teóricos e epistemológicos da abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo etnográfica, tendo como campo de investigação duas escolas públicas do município de Itapetinga, cidade localizada no Sudoeste da Bahia, que atendem crianças de quatro a seis anos de idade. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, o grupo focal e a observação do espaço educativo. Participaram dessa investigação seis professoras e suas respectivas turmas (crianças de quatro e seis anos de idade). Em relação aos resultados da pesquisa, procurou-se estar atento ao que dizia a realidade educativa, os discursos e as ações cotidianas das práticas pedagógicas, buscando compreender as concepções não só de currículo, como também de criança, infância e de educação infantil presentes nos depoimentos e atuações dos sujeitos da pesquisa. Lançando mão dos aportes teóricos, este estudo se balizou em discussões sobre infância e educação infantil de autores, como Ariès (1981), Arroyo (1995), Arce (2007, 2002,), Rousseau (2004), Sarmento (2003, 2001), Froebel (2001), Garcia (2000) e Kramer (2008, 2006, 2001, 1998,); autores da área de currículo, como Macedo (2005, 1999), Silva (1999), Burnham (1998), Comenius (2001), Freire (1997, 1996), Moreira (2006, 2000) Morin (2006, 2003, 1998) e Pacheco (2005). Os resultados do estudo apontam para a necessidade de investimento nos processos formativos dos docentes que cuidam e educam crianças nas instituições de educação infantil, tendo em vista a mudança em sua concepção de infância e currículo, ampliando e redimensionando a sua prática pedagógica para atender às necessidades das crianças e promover o seu desenvolvimento integral nos mais variados aspectos, tais como: físico, cognitivo, afetivo, motor, ético e estético.

ASSUNTO(S)

practice of teaching prática de ensino educacao educação pré-escolar childhood curricula pre-school education currículos infância

Documentos Relacionados