A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
AUTOR(ES)
Marcio Ronei Cravo Soares
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Estudo de análise interpretativa sobre a canção popular brasileira Todo o sentimento, dos autores Chico Buarque e Cristóvão Bastos, a partir das seguintes fontes primárias: gravação daquela canção no disco Francisco (BUARQUE, 1987), transcrição musical de Todo o sentimento publicada em Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999), transcrição melódica da interpretação de Chico Buarque registrada no disco Francisco e entrevista realizada com Cristóvão Bastos, co-autor de Todo o sentimento, transcrita nos anexos desta dissertação. Os textos verbal e musical, constituintes inalienáveis de uma canção, serão estudados à luz de referenciais teóricos de TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972), GOLDSTEIN (1999) e BARTHES (1985). Objetiva-se reconhecer correspondências entre os discursos empreendidos pelos textos verbal e musical, cuja integração parece apresentar uma relação de reciprocidade.
ASSUNTO(S)
bastos filho, cristovão da silva todo o sentimento análise e apreciação buarque, chico, 1944- todo o sentimento análise e apreciação
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5QDocumentos Relacionados
- A crônica-canção de Chico Buarque
- Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
- Sexualidade improdutiva e resistência na canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque
- O fotográfico em Budapeste de Chico Buarque: Uma intersemiose verbo-visual
- Manuel Tranquillino Bastos: um estudo de duas obras para clarineta.