Sexualidade improdutiva e resistência na canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque
AUTOR(ES)
Scabin, Nara Lya Cabral
FONTE
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
RESUMO O texto analisa a letra da canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque, a fim de refletir sobre sua potência político-crítica, que atribuímos à forma como seu autor-criador, enquanto posição axiológica recortada pelo autor-pessoa, reordena discursos e experiências históricas conforme certas intencionalidades estéticas. Sobre a representação da personagem Geni, destacamos uma posição de resistência frente à opressão capitalista-colonial por meio da experiência de práticas sexuais não apenas moralmente transgressoras, mas sobretudo economicamente improdutivas.
Documentos Relacionados
- A crônica-canção de Chico Buarque
- Verbo fálico: sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
- A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
- Modernidade e pós-modernidade na canção popular brasileira urbana : a voz ativa de Chico Buarque de Hollanda
- CHICO BUARQUE: ENTRE O POPULAR E O ERUDITO