Apropriacao Arte Teses
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1. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência
Ao longo da história moderna a deficiência tem sido fundamentalmente descrita pelo saber médico. No presente trabalho nos proporemos a investigar a importância da teoria em direção a compreensão do fenômeno aludido sobre outras bases que não as hegemonicamente veiculadas, na medida em que partimos do pressuposto que apenas um movimento guiado por um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/07/2012
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2. Chapingo: Capela / Chapingo: chapel
Essa dissertação é uma proposta de releitura do conjunto de murais no interior da Capela de Chapingo, México. Tal releitura de crítica artística relaciona-se à apropriação de uma metodologia derivada da própria noção de capela, metodologia essa que compactua com o ambiente artístico em questão e com a fenomenologia do contemplador desse conjunt
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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3. Forma incorporada: um olhar sobre a relação forma e conteúdos expressivos no corpo cênico
Ancorada no conceito de Atuação Polifônica, proposto por Ernani de Castro Maletta e que pressupõe a incorporação e apropriação consciente das diversas vozes que expressam e compõem o fenômeno teatral, a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir das Artes Plásticas, o elemento forma como um dos possíveis meios de desenvolver a sensibilidade
Publicado em: 2010
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4. Psicose apropriado: deslocamento e transformações de uma imagem no cinema pelo video
Nesta dissertação, investigamos as apropriações do cinema pelo vídeo a partir das obras: 24 Hours Psycho (1993), de Douglas Gordon, Schizo Uncopyrighted (2004), de Diego Lama e Psycho(s): A Live Remix (2006), de IP Yuk-Yiu. Em todos esses três vídeos, é reconhecível uma mesma imagem, tomada como referência em suas apropriações: a imagem do filme
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2009
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5. Apropriação da apropriação: Um estudo sobre a produção de .My Collection
Esta dissertação tem como objetivo o estudo da minha produção a partir de 2005 e das exposições .my collection. e .my collection (novas aquisições);. O tema central da produção foi a apropriação e a contra-apropriação em artes plásticas utilizando diversas categorias, tais como pintura, fotografia, bordados, video e objeto. O trabalho plástic
Publicado em: 2009
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6. Entre arte e design: sobre afectos e afecções na obra de Guto Lacaz
Ao longo da história moderna e contemporânea, arte e design - oficialmente campos de conhecimento distintos apresentam diversos e incessantes pontos de interseções e analogias, estabelecem trocas e conexões, marcando profundamente a toda cultura visual desde o início do século XX. Relações que se apresentam de forma expressiva na obra de Guto Lacaz,
Publicado em: 2009
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7. Onde Está Banksy?
Banksy é um codinome autoral, uma assinatura de grafites e estênceis que se assomam aos muros, às fachadas, às ruas, às praças da Inglaterra desde a última década, propagando-se por outros tantos espaços urbanos ao redor do mundo (da Europa à América Latina, dos Estados Unidos à Palestina), um trânsito, uma atitude já típica da nova geração
Publicado em: 2009
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8. Complexidade, lugar e cultura: a arquitetura de Lina Bo Bardi como mediadora entre os sujeitos e suas manifestações
Esta dissertação se inicia a partir da identificação de uma excessiva especialização presente em grande parte da produção arquitetônica atual e da consequente necessidade de se buscar elementos que promovam o aumento da complexidade na arquitetura. No sentido de elencar premissas que possam atender ao incremento desta complexidade, foi escolhida par
Publicado em: 2009
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9. Gil Amâncio &Encontros: processos educativos, cultura negra, intervenções de mestres e convivência
A população negra usufrui atualmente, no Brasil, de oportunidades de participação e intervenção social maiores do que em décadas anteriores. Isto é possível contando, no decorrer dos anos, com ações de denúncia de práticas racistas sub-reptícias endereçadas aos negros e reivindicações de garantia de usufruto de direitos de cidadania. A liter
Publicado em: 2008
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10. INTER/LOC/AÇÃO: A concepção da obra e suas dependências espaciais
Esta dissertação desenvolve uma reflexão sobre a concepção da obra artística e suas dependências espaciais. Procuro refletir sobre as dimensões sensível, fenomenológica e expositiva da obra de arte, a partir da discussão de determinados trabalhos plásticos e cênicos realizados em Belo Horizonte entre 2002 e 2007. Recorro a conceitos e questões
Publicado em: 2007
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11. Ruptura e continuidade em Apolônio de Rodes: os símiles nas Argonáuticas I
Esta dissertação procura entender como Apolônio de Rodes, um dos três principais poetas helenísticos gregos, reformulou um dos elementos mais célebres da épica oral homérica, o símile ou comparação, e utilizou na composição das suas Argonáuticas. Tal objetivo foi perseguido por meio da análise do símiles das Argonáuticas I, da consideração
Publicado em: 2006
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12. A formação do ator para uma atuação polifônica
O objeto desta pesquisa é a formação múltipla do ator, a partir da idéia de que o Teatro, por ser uma Arte que compreende todas as linguagens artísticas, exige uma formação completa, intersemiótica e interdisciplinar. Afirmando-se que cada uma das referidas linguagens representa uma instância discursiva, pretendeu-se evidenciar que o ator, além de
Publicado em: 2005