Apropriação da apropriação: Um estudo sobre a produção de .My Collection

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação tem como objetivo o estudo da minha produção a partir de 2005 e das exposições .my collection. e .my collection (novas aquisições);. O tema central da produção foi a apropriação e a contra-apropriação em artes plásticas utilizando diversas categorias, tais como pintura, fotografia, bordados, video e objeto. O trabalho plástico de Sherrie Levine foi usado como inspiração tanto para a execução das exposições quanto para a argumentação critica do uso das diversas formas de apropriações. O embasamento teórico para a análise das exposições concentrou-se na integração das teorias de Hal Foster sobre arte contemporânea confrontadas com a semiótica do mito de Roland Barthes. Alguns conceitos filosóficos de Theodor Adorno, tal qual a arte como mercadoria, foram usados para suplementar a base teórica deste trabalho. Em conclusão, por possibilitar a mimetização do objeto de estudo, a forma escrita ensaio foi a mais indicada para descrever e interpretar as obras em .my collection. e .my collection. (novas aquisições). Este ensaio foi baseado na técnica de cut-up de Burroughs e na escrita de Joyce que, como uma forma de colagem, possibilita a construção de textos e obras plásticas enquanto alegorias críticas.

ASSUNTO(S)

caldeira, glaucio vicente, 1966- narrativas pessoais teses. artes teses. apropriação (arte) teses. criação (literária, artística, etc.) teses. arte contemporânea teses.

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