Animation
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37. Uma proposta de um motor de animação para o controle de personagens articulados baseado em autômatos finitos / A proposal of an animation engine for controlling articulated characters based on finite automata
Segundo Thalmann em 1996, animação é a visualização da variação do estado de objetos em relação ao tempo. A meta principal da animação modelada por computador é sintetizar o efeito desejado de movimento que é uma mistura de fenômenos naturais, percepção e imaginação. O sistema de animação deve providenciar ferramentas de controle de movim
Publicado em: 2010
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38. Animação e tratamento de colisões de corpos rígidos utilizando análise dinâmica / Animation and treatment of collisions of rigid bodies using dynamic analysis
Os métodos de controle de movimento em animação baseados em Física, e utilizados em Computação Gráfica, tem como objetivo simular o comportamento de objetos de acordo com as leis físicas que governam o mundo virtual adotado. Este trabalho utiliza a dinâmica de corpos rígidos como método de controle de movimento em animação por computador aplicad
Publicado em: 2010
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39. Desenvolvimento de material educativo digital para divulgação científica da nutrigenômica / Development of digital learning material for scientific dissemination of nutrigenomics.
Nutrigenômica representa disciplina cientifica recente que surgiu na era do pós-genoma humano, sendo seu foco de estudo a interação gene - nutriente. Profissionais com educação universitária que atuam na área da alimentação e nutrição e da saúde relatam ter dificuldades no entendimento dos princípios dessa disciplina. Recursos digitais como ani
Publicado em: 2010
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40. Espaço e poesia na comunicação em meio digital
This thesis investigates the possibilities that the digital media opens for the poetic text, as well as the consequences that the cyberspace environments can have upon this type of work. The hypotheses are: the hybrid language of the hypermedia medium widens the signic field; epistemological changes operate in the notion of text; animation and 3D resources w
Publicado em: 2010
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41. Architecture for animation of affective behaviors in pedagogical agents
This article introduces an open-source module responsible for the presentation of verbal (speech) and corporal (animation) behaviors of animated pedagogical agents. This module can be inserted into any learning environment regardless of application domain and platform, being executable under different operating systems. It was implemented in Java as a reacti
Journal of the Brazilian Computer Society. Publicado em: 2009-12
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42. Animação de recorte do stopmotion ao digital
The present essay deals with questions surrounding the cut-out animation technique. Covers its history and analyzes both manual and digital production tools. The essay emphasizes how new technologies can help the production of animation and what is the technical impact that those tools may have in character development. It also discuss interactive applicatio
Publicado em: 2009
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43. Speech synchronized 2D facial animation based on phonetic context dependent visemes images / Animação facial 2D sincronizada com a fala baseada em imagens de visemas dependentes do contexto fonetico
A animação facial por computador sincronizada com a fala permite a implementação de cabeças virtuais que podem contribuir para tornar interfaces humano-computador mais eficientes e atraentes. O presente trabalho apresenta um método de síntese de animação facial 2D baseado em imagens cujo desenvolvimento foi guiado por dois objetivos principais: a re
Publicado em: 2009
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44. Fluid Animation Through Lattice Gas and Lattice Boltzmann Methods / Animação de Fluidos via Modelos do Tipo Lattice Gas e Lattice Boltzmann
Técnicas baseadas em física têm chamado a atenção da comunidade de computação gráfica, em especial para animação de fluidos (gás ou líquidos). As técnicas tradicionais para animação de fluidos são metodologias top-down baseadas em malhas 2D/3D, tais como Diferenças Finitas e Elementos Finitos, em conjunto com equações de fluidos Navier-Sto
Publicado em: 2009
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45. Midia e cultura: Machinima, produto da contemporaneidade / Media and culture: Machinima
This research investigates a new type of digital media: Machinima (the combining machine and animation), a new way of making films within a real-time virtual environment. Also, Machinima can be thought as a new product, which was born in the hybrid systems, providing new poetics and converging to the aesthetics of interactivity, incorporation and imm
Publicado em: 2009
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46. Da modelagem de plantas a dinamica de multidões : um modelo de animação comportamental bio-inspirado / From plant modeling to crowd dynamics : a bio-inspired behavioral animation model
Este trabalho apresenta um método para simulação de multidões baseado no algoritmo de colonização do espaço. Este algoritmo foi originalmente proposto para modelar padrões de nervuras em folhas vegetais e de ramificações em árvores. A técnica baseia-se na competição por espaço entre nervuras ou ramificações durante o crescimento vegetal. Ada
Publicado em: 2009
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47. SimulaÃÃo, arte e mÃdia nos videoclipes de animaÃÃo em 3D
Art and technique have always maintained very close ties, as advances in technology provided new means of expression at the same time as the demands of artists for new resources boosted the technological progress. The development of new tools of production based on digital imagery not only transformed the technical field, but also influenced artistic creatio
Publicado em: 2009
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48. Surface spectral analysis and applications in computer graphics / Analise espectral de superficies e aplicações em computação grafica
Em computação gráfica, diversos problemas consistem na análise e manipulação da geometria de superfícies. O operador Laplace-Beltrami apresenta autovalores e autofunções que caracterizam a geometria de variedades, proporcionando poderosas ferramentas para o processamento geométrico. Nesta dissertação, revisamos as propriedades espectrais do opera
Publicado em: 2009