Xango
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13. A JUREMA SAGRADA EM JOÃO PESSOA: UM RITUAL EM TRANSIÇÃO
A presente dissertação versará sobre os rituais das práticas oriundas dos antigos catimbós da Jurema Sagrada na cidade de João Pessoa e as novas configurações deste fenômeno religioso descrito por estudiosos anteriores a nosso século. Para tanto utiliza-se da bibliografia acerca da Umbanda e da Jurema Sagrada a nível de Brasil e especificamente na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
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14. Olúdándè : estudo da normatização na estrutura de poder das casas-matrizes Iorubás, no Recife e em Salvador
Esta dissertação se propõe analisar a normatização da estrutura de poder das casas-matrizes iorubás, buscando elementos no complexo processo histórico do grupo iorubá no cenário afro-brasileiro e nas práticas do sistema político-social no continente africano. Este estudo objetivou apontar possíveis contornos entre o arcabouço que delineia a soci
Publicado em: 2010
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15. O não dito na obra de Arhur Ramos
O objetivo deste artigo é discutir à luz da obra de Arthur Ramos, sobretudo dos estudos antropológicos voltados à compreensão das religiões afro-brasileiras, a razão pela qual esse autor alagoano teria dedicado tão pouca atenção aos xangôs de sua terra, tendo feito menção à perseguição sofrida pelas casas de culto de Maceió em 1912, apenas s
Sociedade e Estado. Publicado em: 2009-08
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16. Mais que uma oferenda : representações e resistências afro na cozinha brasileira (Recife 1926- 1945)
O objetivo do presente estudo é analisar a cozinha afrobrasileira através das representações atribuídas a esta cozinha por diversos grupos sociais na cidade do Recife e os mecanismos criados para resistir ás adversidades encontradas ao longo do tempo. O foco temporal do trabalho está situado nas décadas de vinte, trinta e quarenta do século XX, por
Publicado em: 2009
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17. As juremeiras da nação Xambá (Olinda, PE):músicas, performances, representações de feminino e relações de gênero na jurema sagrada.
This dissertation focuses on the music and performances by female entities from Jurema Cult, as well as, gender and power relationships within its religious context. The fieldwork was realized at Ilê Axé Oyá Meguê of Xambá nation (Olinda, PE) and also other Jurema houses where the leaders are also filhas-de-santo from this terreiro: the juremeiras. Jure
Publicado em: 2009
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18. Maracatu Nação, uma corte sagrada afro-brasileira: um estudo sobre a transição religiosa na trajetória da figura do rei do Congo em Pernambuco
Este trabalho centra-se na importância da figura do rei do Congo, que têm, neste enfoque específico, sua origem na instituição sociopolítica africana no Reino do Congo, já existente na África, pela constituição de reinos ou impérios, antes da chegada dos portugueses, sendo a figura deste rei introduzida na metrópole portuguesa, por volta do sécu
Publicado em: 2009
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19. Um estudo sobre os sonhos no candomblé. / A study of dreams in candomblé.
The present paper studies the dreams on candomblé, its nature, importance and symbology, among individuals of Bahia state ketu candomblé and Pernambuco state xangô. The essay uses as its theoretical basis the presupposition of the so called the new anthropology of dreaming`, term coined by Barbara Tedlock on an article of the same name publised on Dreamin
Publicado em: 2008
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20. The Pernambucan Negro Fron and its educational proposal for the negro population in one of its foundersviewpoint: JOSÉ VICENTE RODRIGUES LIMA 1930 DECADE / A Frente Negra Pernambucana e sua proposta de educação para a população negra na ótica de um dos seus fundadores: José Vicente Lima - Década de 1930.
Pesquisa que analisa o movimento negro pernambucano da década de 1930, a partir de um levantamento histórico da Frente Negra Pernambucana, sob a ótica de um de seus fundadores, José Vicente Rodrigues de Lima. Em 1936 surgiu, na cidade de Recife, a Frente Negra Pernambucana, transformada em 1937 no Centro de Cultura Afro-Brasileiro, instituição até hoj
Publicado em: 2008
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21. Okutá orun iná otá! o fogo transatlântico do encontro de xangô com a dança do bugarabu.
O cruzamento que identifiquei entre as duas manifestações dançantes, o Xangô e o Bugarabu, atuou como impulso, ou melhor, como fogo para a composição do presente trabalho, observado, percebido e vivenciado pelo meu corpo, a partir das experiências no Brasil, na Holanda e em Gâmbia. Análises comparativas deste encontro revelaram, além das semelhanç
Publicado em: 2007
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22. De Oyó-Ilé a Ilé-Yo: Xangô e o patrimônio civilizatório nagô na identidade de um rapper afrodescendente / From the Oyó-Ilé to the Ilé-Yo: Xangô and the civilizatory nagô patrimony in the identity of an afrodescendent rapper
A presente pesquisa procura compreender como o patrimônio civilizatório dos iorubás - conhecidos como nagôs no Brasil - possibilita que identidades afrodescendentes se constituam com um sentido emancipatório ao respeitarem a liberdade das diferenças com a valorização da igualdade social. O respeito à alteridade é valor fundamental entre os nagôs e
Publicado em: 2007
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23. Identidade racial e direito à diferença xangô e thémis / Xango and Themis: racial identity and the right to difference, master work
Este trabalho localiza a experiência africana no Brasil. De como um "mundo da vida" foi projetado negativamente e, conseqüentemente, criminalizado, a despeito dos processos de aculturamento, absorção e ressignificação deste mesmo "mundo da vida". Nossa tarefa nesse estudo será o de estabelecer uma conexão com as possibilidades da alteridade e da afir
Publicado em: 2006
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24. Oxalufã: um estudo a partir da relação entre mito e música / memória de uma composição musical programática.
Esta dissertação buscou produzir uma composição musical programática, tomando por roteiro ou programa a história mítica que trata da visita de Oxalufã a Xangô e o registro do seu processo de elaboração, num memorial. Estruturalmente, a peça final, Oxalufã, para conjunto misto, articula Sogetto Cavato, referências numéricas e o conceito de pote
Publicado em: 2006