Virtuality
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1. O direito à poética na aula: sonhos de tinta
RESUMO O texto parte da docência como invenção de currículo e de didática, por meio da tradução transcriadora. Introduz a categoria do sonho para pensar uma poética de aula, constituída da necessidade dos acontecimentos. Defende o direito de sonhar com o trabalho de artistagem, feito sobre o arquivo da docência e no ato de sua escrita e leitura. Mo
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 10/10/2019
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2. POSTHUMANISM AND ASSISTIVE TECHNOLOGIES: ON THE SOCIAL INCLUSION/EXCLUSION OF LOW-TECH CYBORGS
RESUMO Este artigo discorre sobre as consequências de uma perspectiva pós-humanista para o problema de deficiência física, abordando o uso de tecnologias assistivas (TA) por pessoas com deficiência como a introdução de um ciborgue low-tech no mundo. Ao fazê-lo, destacamos exemplos de TAs de comunicação e fornecemos analogias entre TAs e línguas na
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 23/09/2019
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3. Achados do Matadouro de São Cristóvão: o artefato arqueológico virtualizado no Museu Histórico Nacional
RESUMO Este artigo parte da exposição “Achados da Leopoldina: arqueologia urbana na era digital”, sediada em 2017 no Museu Histórico Nacional, para analisar o lugar e o tempo da musealização e da exposição do objeto arqueológico oriundo do sítio Matadouro Público de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Para tanto, à luz da legislação especí
An. mus. paul.. Publicado em: 25/03/2019
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4. The role of interactivity in building a model of public perception of science and technology : a look at Canal Saúde / O papel da interatividade na constituição de um modelo de percepção pública da ciência e da tecnologia : um olhar sobre o Canal Saúde
This study aims to investigate the role of interactivity in building a model of public perception of science and technology (S&T), with a view to an analysis of scientific health in digital media. For this purpose, we assume that users of these media, using resources that consider the exchange of information and interaction between different agents, mediated
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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5. Comunidades virtuais de aprendizagem em espaços colaborativos
The objective of this study was to investigate how social networks have been used in the creation of virtual learning communities and how they lend themselves to this role. With this focus, we set up an exploratory qualitative research, which it is described here, and that was developed in the environment provided by the interdisciplinary master program in E
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2012
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6. Cultura acadêmica e tecnologias intelectuais digitais: ensinar e aprender com blogs educativos no ensino superior
Culture as the main organizer of ways of being and living of people has become fundamental, especially after the second half of the twentieth century and the twenty-first century. Since 1960, studies conducted by Cultural Studies, especially by Media Studies, have initiated the problematization of the relationship between culture and media in the constitutio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2011
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7. A virtualidade na mediação simbólica e na linguagem sob o ponto de vista docente na aprendizagem / The virtuality in symbolic mediation and language from the teaching point of view in learning.
Na concepção docente, o virtual possui apenas uma face, reconhecível por meio do que é visto, elaborado e/ou modificado nas telas dos computadores e demais recursos digitais de tecnologia. Esta pesquisa teve como objeto a virtualidade em suas duas instâncias: a humana, que se faz presente nas projeções que integram o processo de imaginação e criaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2011
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8. Representações do Second Life : um [novo] mundo (des)virtualizado / Representations of Second Life : a [new] (dis)virtualized world
The purpose of this study is to investigate the identity creations in virtuality and the modes of subjectivity which emerge on this context, specifically in/from the simulation game Second Life. For this, we selected publicizing texts and sayings by simulator users taken from magazines, newspapers, download websites and blogs that approach the presentation,
Publicado em: 2010
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9. Duration : in-between images of Biota/Fapesp Program / Duração : entre imagens do Programa Biota/Fapesp
Componho este resumo com algumas das apostas da tese. Aposta no conceito de duração de Gilles Deleuze em suas leituras de Bergson e em como este conceito vai criando potências, sentidos e possibilidades para pensar entre imagens de divulgação científica de um programa de pesquisas em conservação da biodiversidade, Programa Biota/Fapesp. Aposta de des
Publicado em: 2009
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10. Posição e crítica da função simbólica nos primeiros trabalhos de Merleau-Ponty. / Position and criticism against the symbolic function in Merleau-Pontys first works.
In this study, we aim to investigate the problem of the symbolic function in Maurice Merleau-Pontys first works. More specifically, we address the position of that problem in "The Structure of Behavior", published in 1942, and its critical review in the "Phenomenology of perception", published in 1945. This theme, on which the philosopher provided few specif
Publicado em: 2009
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11. Escrita e virtualidade: subjetividade no/pelo discurso do amor / Writing in virtuality: subjectivity in / by the love speech
A presente pesquisa objetiva analisar o discurso do amor e identificar quais são as representações que o aluno tem do amor e do outro nas relações virtuais. Para atingir o objetivo, analisaram-se as dissertações escritas pelos alunos do ensino médio. Sob o ponto de vista teórico, fundamentou-se na Análise de Discurso de perspectiva francesa, concen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2008
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12. Filme e memória: devires das imagens de arquivo
This research seeks to reflect the thought developed by the images departed from the film Nós que aqui estamos por vós esperamos concerning Film, Archive and Memory. Marcelo Masagãos film represents a new kind of audiovisual that arises and is made possible through the new technological supports of images. The approach I make on archive images brings them
Publicado em: 2008