Tragic
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13. DOSTOIEVSKI: TRAGIC CONSCIOUSNESS AND THEOLOGICAL CRITIQUE OF MODERNITY: UNDERGROUND, TRAGEDY AND THEOLOGICAL NEGATIVITY / DOSTOIÉVSKI: CONSCIÊNCIA TRÁGICA E CRÍTICA TEOLÓGICA DA MODERNIDADE: SUBTERRÂNEO, TRAGÉDIA E NEGATIVIDADE TEOLÓGICA
A tese quer demonstrar os fundamentos teológicos que determinaram a obra romanesca de F. Dostoiévski. Partindo dos rastros da longa tradição de comentadores religiosos de sua produção literária, como V. Ivanov, N. Berdiaev, P. Evdokimov, o trabalho identifica na obra de Dostoiévski uma teologia que encontrou na tragédia, e não na filosofia clássic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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14. TRAGIC POETICS: RUPTURE ON THE HARMONIC AGON OF THE COSMOS OR THE TIME OUT OF JOINT / POÉTICA TRÁGICA: RUPTURA NO AGON HARMÔNICO DO COSMOS OU O TEMPO FORA DO EIXO
A presente tese de doutorado tem como tema a tragédia grega da antiguidade clássica, pensada em seu contraste com a tragédia do Renascimento ou primórdios da era moderna. Focado nas obras Édipo Rei, de Sófocles, e Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare, este estudo pretende tratá-las, respectivamente, no contexto histórico e filosófi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
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15. VÍCIOS E PECADOS EM AS VIRTUDES DA CASA
This thesis aims to analyze the novel As virtudes da casa of writer Gaucho Luiz Antonio de Assis Brazil, listing its theme with the tragic work Agamêmnon of Ésquilo. The tragic effect is noticeable in the narrative, although the work studied is not a tragedy but a tragic romance with components, as if objectively demonstrate. Note that in the work of Assis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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16. Leituras das versőes do filme The Gold Rush: vozes discursivas e dramaticidade
In 1925, Charles Chaplin made the film The Gold Rush, and in 1942, he realeased the same film, re-edited with addition of music and narrator and charater‟s voices. Among these seventeen years, there was the advent of sound films, which provoked major changes in cinema. This dissertation proposes not only to know how was this transition from silent film
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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17. A tragicidade nas personagens femininas de "Onde estivestes de noite " e "A via crucis do corpo", de Clarice Lispector / The tragical on the female characters in "Onde estivestes de noite" and "A via crucis do corpo", by Clarice Lispector
Esta pesquisa objetiva estudar a tragicidade nas personagens femininas das obras Onde Estivestes de Noite e A via Crucis do Corpo, de Clarice Lispector. AtravÃs de pesquisa bibliogrÃfica, demonstra que o feminino à o locus em que o trÃgico se apresenta na obra clariceana. Esse trÃgico à conceituado como o titubear entre opostos, na entrelinha formada p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
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18. O drama bufo-trágico do calavera: uma leitura de El Ideal de Un Calavera / The bufo-trafic drama of calavera: a reading of El Ideal de Un Calavera
This investigation proposes to read Chilean writer Alberto Blest Ganas novel El ideal de un calavera (1863), trying to detect the narrative ambiguous constructions that point towards a tragic-comic perspective. Our point of departure is the romances explicit intertextuality with Letters from Abelard &Heloise. Abelardo Manríquez, Blest Ganas protagonist, is
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2011
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19. Mito e música: o trágico no jovem Nietzsche
O objetivo desta dissertação é perseguir o conceito de trágico na filosofia do jovem Friedrich Wilhelm Nietzsche. Através do estudo das suas primeiras obras dedicadas à reflexão filosófica, percebemos que a ideia do trágico se afirma como ponto central e ganha destaque para as perspectivas de trabalho vindouro para o professor de filologia clássica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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20. Contorções do trágico na peça Dorotéia, de Nelson Rodrigues
Este trabalho busca vislumbrar o trágico na peça Dorotéia (1949), de Nelson Rodrigues, partindo da explanação sobre como tal aspecto se configura como recorrência no teatro rodrigueano. Objetivou-se verificar como se processa essa tragicidade, em relação a uma tradição dramática a qual a peça acolhe e repele, teatralizando as contorções do trá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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21. O REINO DE CRISTO E O REINO DO ANTICRISTO NO POEMA O GRANDE INQUISIDOR, DE DOSTOIÉVSKI
Dostoevsky presents a criticism to materialism, power, and authority as constraint in The Grand Inquisitor. It is not possible to neglect that in this work he warns us of any kind of regime that suppresses freedom and hides suffering on behalf of human justice and happiness in order to turn human being into manipulable objects. Dostoevsky was influenced by E
Publicado em: 2011
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22. End of life in the neonatal intensive care unit
PURPOSE: Death at the beginning of life is tragic but not uncommon in neonatal intensive care units. In Portugal, few studies have examined the circumstances surrounding the final moments of neonates. We evaluated the care given to neonates and their families in terminal situations and the changes that had occurred one decade later. DESIGN AND METHODS: We an
Clinics. Publicado em: 2011
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23. Modalidades do estranho na poesia de William Butler Yeats / Modalities of the uncanny in the poetry of William Butler Yeats
This thesis has as its object of study three modalities of the uncanny as they appear in the poetry of Irish writer William Butler Yeats. They are: the incidence of the Double, the contact with the Deads, their way of operation in the metaphysical sphere as well as in the world of the Living, and the Animist way of thinking which embraces the omnipotence of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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24. Verdade e Saber: Gnoseologia e Ética no prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin. / Truth and Knowledge: Gnoseology and Ethics in the preface to Origin of German Tragic Drama by Walter Benjamin.
A diferenciação entre saber e verdade em Questões Introdutórias de Crítica do Conhecimento, prefácio da obra Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin, mostra que o primeiro pode ser possuído na consciência enquanto a verdade esquiva-se a qualquer tentativa de apropriação. Apenas o saber responde a uma questão de caráter intencional. Enq
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010