Tragedia Grega
Mostrando 13-24 de 55 artigos, teses e dissertações.
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13. As Bacantes de Eurípides: um olhar mítico-social de barbárie e civilização / Euripides Bacchae: a mythic-social look of barbarism and civilization
A tragédia grega As bacantes, de Eurípides, considerada de grande relevância, não apenas literária e teatral, mas, sobretudo, histórica e política, é analisada, nesta dissertação, sob o viés mítico-social, observando-se os diálogos que o poeta estabelece entre um aspecto do passado mítico de sua cultura e seu próprio tempo. Para tal, apresenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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14. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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15. Mito e música: o trágico no jovem Nietzsche
O objetivo desta dissertação é perseguir o conceito de trágico na filosofia do jovem Friedrich Wilhelm Nietzsche. Através do estudo das suas primeiras obras dedicadas à reflexão filosófica, percebemos que a ideia do trágico se afirma como ponto central e ganha destaque para as perspectivas de trabalho vindouro para o professor de filologia clássica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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16. Enganos, enganadores e enganados no mito e na tragédia da Eurípides / Deceptions, deceivers and deceived in Myth and Euripides tragedy
O engano, enquanto reflexo da realidade, está representado em diversos gêneros literários e na literatura de várias épocas. Este trabalho analisa, primariamente, os antecedentes míticos, o léxico e a estrutura dramática dos enganos mencionados ou encenados em todas as tragédias conhecidas de Eurípides, completas ou fragmentárias. Precede a anális
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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17. Crónica de una muerte anunciada sob a perspectiva da poética clássica
O presente trabalho propõe-se a fazer uma análise do livro Crónica de una muerte anunciada do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez a partir do enfoque da Poética Clássica. Numerosos artigos tratam da influência do teatro grego e, mais especificamente, da influência da tragédia neste livro de Garcia Márquez. Portanto, pareceu pertinente realiz
Publicado em: 2011
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18. A disputa por Neoptólemo no Filoctetes de Sófocles
Este trabalho tem o objetivo de estudar alguns aspectos das tentativas de persuasão de Neoptólemo por parte de Odisseu e Filoctetes na tragédia Filoctetes de Sófocles (c. 497/6- 407/6 a.C.). Nessa tragédia, Odisseu e Filoctetes, de formas muito similares, tentam persuadir Neoptólemo a agir segundo seus próprios interesses ou necessidades. Filoctetes,
Publicado em: 2011
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19. Tradução da tragédia As Fenícias, de Eurípides, e ensaio sobre o prólogo (vv. 1-201) e o primeiro episódio (vv. 261-637) / Translations of Euripides Phoenissae and essay on the prologue (vv. 1-201) and the first episode (vv. 261-637)
Destinada ao público não especializado na questão da poesia dramática grega, a pesquisa de doutorado tem como foco principal a tradução em prosa da tragédia As Fenícias, de Eurípides. Apresenta-se, também, um ensaio sobre o prólogo e o primeiro episódio, possibilitando aos leitores da tragédia compreender um aspecto por vezes esquecido, mas que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2010
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20. "Essa obscura claridade que tomba das estrelas" = Cette obscure clarté qui tombe des étoiles: a mistura de paixões em Le Cid, de Pierre Corneille
Esse trabalho tem como objetivo analisar os aspectos cômicos e trágicos da obra Le Cid, de Pierre Corneille, bem como apontar, nesse texto, a presença de paixões de caráter antagônico em paralelo como uma concepção de tragédia da antiguidade clássica grega. Propõe-se, como definição para o trágico, assim como para a sua forma artística por exc
Publicado em: 2010
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21. Sobre o duplo como categoria mental na Grécia Antiga
The research aims to recollect and study the term eidolon and its releated oneiros, skia, and phasma, such as comprehend the phenomenons that signifies, in the ambit of the ancient Greeks texts, placed between the period known as archaic and the time of tragedies, by selected passages of Homer, Hesiod, Aeschylus, Sophocles and Euripide. The task is to study
Publicado em: 2010
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22. Mímesis e tragédia em Platão e Aristóteles
A presente dissertação visa analisar os conceitos de mimesis e tragédia nas diferentes abordagens dos filósofos Platão e Aristóteles. O problema principal que condiciona a análise é a relação entre, de um lado, as obras de arte e, de outro, a realidade e os juízos morais. Esse problema é estudado através de uma análise dos principais textos nos
Publicado em: 2010
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23. Entre história e ficção: Heródoto um mensageiro trágico
Sem querer negar a Heródoto o estatuto de pioneiro em um gênero novo a História buscamos aproximá-lo, tanto no que é relativo ao estilo, quanto ao que é relativo ao conteúdo, ao mensageiro trágico. Nosso historiador ainda possui uma relação estreita com a produção teatral de seu tempo, partilhando de profundas afinidades com as filosofias de vida
Publicado em: 2010
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24. Nietzsche: pathos artístico versus consciência moral
O presente trabalho propõe uma interpretação da filosofia nietzschiana e, mais exatamente, de dois aspectos fundamentais e constituintes da sua filosofia, a saber, a discussão sobre a linguagem e o problema sobre o trágico e a tragédia grega. A dita interpretação configura-se por meio de uma leitura de cisão expressa em termos de oposição entre o
Publicado em: 2010