Tragedia Grega
Mostrando 1-12 de 55 artigos, teses e dissertações.
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1. Repenser le théâtre: Benjamin Fondane, pour une poétique existentielle
Resumo Alguns traços dominantes conferem uma certa unidade à visão do teatro de Benjamin Fondane, aliás B. Fundoianu, sobe o teatro. Refinados sob a influência do meio intelectual e artístico francês, especialmente após o encontro com Artaud e Chestov (que acentuou a predisposição “existencial” do pensamento de Fondane), esses elementos dominan
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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2. A pandemia de COVID-19 no Brasil: em busca de sentidos em meio à tragédia
Resumo A hipótese desse artigo é que a concepção de mito em W. Benjamin não se opõe em primeiro lugar à razão como na tradição grega, mas sim à história, como atuação livre e responsável dos homens. A crítica ao mito não é, então, somente uma crítica de certo momento vivido pela humanidade, mas significa a crítica de uma concepção de v
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2020-09
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3. Uma narrativa: tragédia e evangelho
Parte do livro:Mitologia grega e bíblica: narrativas de transgressão
Autor(es): Carneiro, Éverton Nery
EDUNEB. Publicado em: 2018
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4. Cena de caracteres na épica arcaica e na tragédia grega clássica
Resumo Este artigo investigou o uso de uma técnica narrativa presente na épica homérica e na tragédia Ifigênia em Áulis, de Eurípides, a fim de demonstrar os efeitos produzidos por tal expediente. O resultado da investigação apontou não só a diferença entre os níveis narrativos épico e trágico, mas também a produção de um quadro narrativo e
Alea. Publicado em: 2017-12
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5. A FORJA DO MITO EM AS MOSCAS DE SARTRE
RESUMO: A peça de teatro As moscas, de Sartre, será abordada com o intuito de acompanhar o modo como seu autor reinventa o mito de Orestes, presente na tragédia grega. Sartre subscreve pontos de partida que nos fazem perceber que, em seu diálogo com a tradição, ele trabalha com a liberdade no avesso da necessidade, o que termina invertendo a tradiçã
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2017-12
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6. Reflexões sobre a formação do indivíduo: considerações sobre a ideia de compaixão
Resumo Este ensaio tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos do conceito de compaixão na filosofia da chamada Teoria Crítica da Sociedade e na tragédia grega na tentativa de compreender os significados e as formas a ele atribuídos. O intuito é chegar aos aspectos relacionados com a formação social dominante, indagando como se configuram
Psicol. USP. Publicado em: 2017-08
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7. O coro trágico de Pasolini
Na segunda metade da década de 60, entre obras como Édipo Rei (1967) e Medeia (1969), Pasolini projetou realizar um filme-poema "sobre o Terceiro Mundo". Dessa "espécie de documentário, um ensaio", nas suas próprias palavras, foram preservados vários fragmentos em película. Entre eles estão as Notas para uma Oresteia africana (1968-69), uma tentativa
Alea. Publicado em: 2014-12
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8. Harmonia e música dionisíaca: do Drama musical grego ao Nascimento da tragédia
O presente artigo tenta mostrar que as teses estéticas que aparecem em O nascimento da tragédia não são resultado de uma mera projeção subjetiva de Nietzsche sobre a arte grega. Isso porque, subjacente à argumentação de O nascimento da tragédia, haveria uma vasta fundamentação historiográfica cujos traços podem ser encontrados nos textos filol�
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2014-06
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9. Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2012
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10. TRAGIC POETICS: RUPTURE ON THE HARMONIC AGON OF THE COSMOS OR THE TIME OUT OF JOINT / POÉTICA TRÁGICA: RUPTURA NO AGON HARMÔNICO DO COSMOS OU O TEMPO FORA DO EIXO
A presente tese de doutorado tem como tema a tragédia grega da antiguidade clássica, pensada em seu contraste com a tragédia do Renascimento ou primórdios da era moderna. Focado nas obras Édipo Rei, de Sófocles, e Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare, este estudo pretende tratá-las, respectivamente, no contexto histórico e filosófi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
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11. A tragédia entre a política e a juricidade: passado e futuro nas narrativas trágicas
Partindo da concepção da História como construção narrativa orientadora de sentido ao agir humano, na qual convergem diversos extratos temporais em que se sobrepõem experiências constituídas e expectativas em relação ao futuro, o presente trabalho intenta demonstrar, a partir de uma análise da polis ateniense na passagem ao século V a.C., o alvor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2012
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12. Antônio José da Silva, o judeu: um leitor de Eurípides
O presente trabalho possui como corpus a obra Encantos de Medeia de Antônio José da Silva, o Judeu, escrita em 1739, no século XVIII em Portugal, época em que a perseguição religiosa, através dos Tribunais da Inquisição, não poupou judeus, intelectuais ou artistas que se opunham aos dogmas eclesiais. A obra em questão é um resgate paródico e car
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012