Repenser le théâtre: Benjamin Fondane, pour une poétique existentielle
AUTOR(ES)
Blanariu, Nicoleta Popa
FONTE
Alea: Estudos Neolatinos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
Resumo Alguns traços dominantes conferem uma certa unidade à visão do teatro de Benjamin Fondane, aliás B. Fundoianu, sobe o teatro. Refinados sob a influência do meio intelectual e artístico francês, especialmente após o encontro com Artaud e Chestov (que acentuou a predisposição “existencial” do pensamento de Fondane), esses elementos dominantes aparecem desde os primeiros artigos de imprensa até as peças de teatro, contaminadas por Nietzsche, Kierkegaard, Chestov, Gide, Bergson, Freud. As biografias intelectuais dos mestres, principalmente Nietzsche e Kierkegaard, também são colocadas em uma lógica dramática. Desde seu período romeno, Fondane se interessa pelas mudanças do mecanismo teatral, da tragédia grega ao drama realista e simbolista. Tais reflexões encontrarão continuidade em Faux traité d'esthétique, que convergem para importantes direções nas artes performáticas do século XX e mais tarde.
Documentos Relacionados
- TRADUCTION ET EXIL AU XXIEME SIECLE : POUR UNE POETIQUE COLLECTIVE DE RESILIENCE
- Teatro Campesino &Black Revolutionary Theatre: ruptura, inovação e transformação
- Et le prix, c'est pour…: pour une approche anthropologique des festivals et des genres musicaux.
- Les Troubadours. Une histoire poétique
- Palhaçar : máscaras em uma patética-poética por rir