Theodor Adorno
Mostrando 25-36 de 237 artigos, teses e dissertações.
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25. NIETZSCHE, ADORNO E O WAGNERISMO
RESUMO O artigo investiga alguns tópicos relacionados ao wagnerismo em determinadas obras de Nietzsche e Adorno. Também procura mostrar até que ponto a crítica a Wagner elaborada por Nietzsche foi assimilada por Adorno.
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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26. ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO
RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para d
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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27. TECER IMAGENS ARTÍSTICAS: APARÊNCIA, EXPRESSÃO
RESUMO A fim de nos aproximarmos da singular constelação conceitual que nos permite falar de uma noção de imagem artística na estética adorniana - ainda que na margem do seu pensamento e muito menos manifesta do que na escrita de Walter Benjamin - partimos da conexão entre os conceitos de “aparência” e “expressão”, remetendo-nos à própria
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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28. Resignação? Práxis e política na teoria crítica tardia de Theodor W.
Resumo A teoria crítica tardia de Theodor W. Adorno é considerada por muitos como quietista e resignada. O presente artigo busca questionar tal veredito por meio de uma análise tanto do diagnóstico de época, feito pelo autor, quanto da relação entre teoria e práxis delineada nas obras do período tardio do pensador frankfurtiano. Sugere-se que, em ve
Kriterion. Publicado em: 2017-12
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29. DOCÊNCIA, EXPERIÊNCIA INTELECTUAL, FORMAÇÃO: THEODOR W. ADORNO COMO PROFESSOR
RESUMO: A obra de Theodor W. Adorno pode ser lida como uma busca pela transformação social que, entre outros elementos, requer o pensamento crítico. Neste sentido, a educação compõe os esforços de superação da semiformação e dos limites que a indústria cultural impõe à experiência intelectual e estética, engajando-se na batalha política de n
Educ. rev.. Publicado em: 13/11/2017
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30. EM TORNO DA DIFERENÇA: UMA CONFRONTAÇÃO ENTRE ADORNO E DELEUZE
RESUMO: No campo da filosofia da educação há duas importantes e radicalmente distintas possibilidades de abordagem do tema da diferença. Uma é a do pensamento de Adorno, que pensa a diferença sob o ponto de vista da dialética negativa, implicando uma crítica interna das estruturas da razão. Essa crítica visa induzir a processos de autorreflexão so
Educ. rev.. Publicado em: 13/11/2017
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31. Leitura literária, experiência e formação do indivíduo: reflexões a partir da crítica de Adorno
Resumo O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a leitura de livros de literatura e a formação cultural do indivíduo [Bildung], partindo das contribuições críticas de Theodor Adorno. Esta discussão é norteada pelas seguintes perguntas: Como a leitura de livros participa da formação do indivíduo (ou da semiformação)? Qual o papel d
Psicol. USP. Publicado em: 2017-08
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32. Contribuições de Jürgen Habermas para o debate epistemológico iniciado porKarl Popper e Theodor Adorno
Resumo: O Objetivo deste artigo consiste em apresentar fundamentos da proposta epistemológica de Jürgen Habermas, identificados em obras precedentes à sua Teoria do agir comunicativo. A partir de Teoria analítica da ciência e dialética será explorada a proposta do autor, tendo percorrido antecipadamente pela querela entre Popper e Adorno; posteriormen
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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33. Notas sobre indivíduo e consciência em Max Horkheimer e Theodor W. Adorno
Resumo Este artigo discorre sobre as bases materialistas do conceito de indivíduo e de consciência para os pensadores Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Para tanto, trata de analisar o objeto da psicologia, o indivíduo, pelo percurso de seu movimento material em suas diferentes expressões na história e, com isso, tece algumas considerações sobre a co
Psicol. USP. Publicado em: 2017-08
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34. O LABORATÓRIO DE QUÍMICA COMO LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
RESUMO: O laboratório de Química, em muitas ocasiões, ainda é considerado um espaço onde prevalece a noção de que suas práticas deveriam ser autossuficientes, de tal maneira que sua produção seria descontextualizada em relação às determinações socioculturais que as geraram. Mas e se o próprio laboratório, com especial atenção ao de ensino,
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte). Publicado em: 11/05/2017
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35. Alexander Kluge y Theodor W. Adorno: Industria Cultural, Cine y Contraesferas Públicas
ABSTRACT: The aim of this paper is to explore the complex convergence between the trajectories of Alexander Kluge and Theodor W. Adorno. In the first place, we develop some historical milestones that allow us to describe the context of this closeness. Then, taking as a starting point the key problem of the image referential -which for Kluge and Adorno is the
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016-12
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36. Adorno, Hanslick e a questão da autonomia estética da música
Resumo: No semestre de inverno de 1932/33, Theodor Adorno ministrou na Universidade de Frankfurt um curso sobre o ensaio Do Belo Musical. Num artigo publicado alguns anos mais tarde, Adorno enfatizava a importância desse livro, uma vez que ele fixava o elemento da lógica imanente da composição musical, contra os autores que defendiam a música programát
Per musi. Publicado em: 2016-12