ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO
AUTOR(ES)
Pucciarelli, Daniel
FONTE
Kriterion
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-01
RESUMO
RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosófico da dissonância. Lançando mão dos recursos mobilizados por alguns teóricos da nova música, são reconstruídas, assim, as estações da teoria crítica da dissonância entre desnaturalização, emancipação e liquidação da dissonância. Por fim, defende-se a tese de uma interpretação dinâmica do uso e da percepção da dissonância segundo contextos socioestéticos determinados.
ASSUNTO(S)
dissonância consonância nova música música moderna filosofia da música
Documentos Relacionados
- Elementos para a crítica do direito à luz da Dialética Negativa de Theodor W. Adorno
- Psicanálise e Teoria Social à luz da teoria vrítica de Theodor W. Adorno
- Formação cultural e ensino de filosofia : perspectivas a partir da teoria crítica de Theodor W. Adorno
- Ensaísmo e filosofia em Theodor W. Adorno
- A filosofia moral negativa de Theodor W. Adorno