TECER IMAGENS ARTÍSTICAS: APARÊNCIA, EXPRESSÃO
AUTOR(ES)
Russo, Caio
FONTE
Kriterion
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-01
RESUMO
RESUMO A fim de nos aproximarmos da singular constelação conceitual que nos permite falar de uma noção de imagem artística na estética adorniana - ainda que na margem do seu pensamento e muito menos manifesta do que na escrita de Walter Benjamin - partimos da conexão entre os conceitos de “aparência” e “expressão”, remetendo-nos à própria materialidade das obras de arte, da literatura à música, para uma maior nitidez teórico-crítica. O intuito de ressaltar a importância do conceito de imagem artística em Theodor W. Adorno visa tanto atualizar alguns pontos opacos de sua estética quanto conectar seu pensamento com o debate acerca da imagem na estética contemporânea, sobretudo em Jacques Rancière e Didi-Huberman.
ASSUNTO(S)
imagem artística theodor w. adorno estética contemporânea jacques rancière didi-huberman
Documentos Relacionados
- Esporte e vanguardas artísticas: cubismo, Ashcan School e expressionismo
- Movimentos irregulares - pequenos na aparência, porém enormes no impacto
- Fotografia e práticas artísticas: os discursos dos artistas nos anos 1960 e 1970
- Ampliação da Jornada Escolar e Atividades Artísticas: Análise da Produção Científica Entre 2000 e 2012 no Brasil
- O informal mas efetivo "racismo brasileiro": aparência, raça e classe na São Paulo da década de 1940