Theater Form
Mostrando 1-12 de 36 artigos, teses e dissertações.
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1. Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
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2. A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador
Resumo: O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológic
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 09/09/2019
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3. Poética Antropofágico-Perspectivística para uma Re-Visão do Teatro Brasileiro: a cena de origem
Resumo: O texto apresenta esboços de construção de uma Poética, cuja finalidade é a realização de uma Re-Visão, em cinco momentos-chave, do Teatro Brasileiro. Para tal, busca-se estabelecer uma cena de origem, delineada a partir do encontro - impregnado de atração e repulsa - que se dá no Brasil Colônia, a partir do Século XVI, entre as civiliza
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 18/02/2019
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4. NOS PALCOS DA CIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MORALIDADE E DOS COSTUMES NO TEATRO DE FORTALEZA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) / STAGES IN THE CITY: A REPRESENTATION OF MORALITY AND CUSTOMS IN THEATRE OF FORTALEZA IN FIRST REPUBLIC (1889-1930)
At the turn of the 19th century to the 20th century, Fortaleza, the capital of Ceara, Brazil, was in the midst of political clashes brought about by the acciolina oligarchy (i.e. the oligarchy led by Nogueira Accioly) and the transformations which took place by the economic development from the cotton activity. It was in this scenario that the theater conque
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
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5. Análise formal de Death of Salesman, de Arthur Miler, e Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho: a utilização do épico / Formal analysis of Death of a Salesman by Arthur Miller and Rasga Coração by Oduvaldo Vianna Filho: the use of the epic
O objetivo deste trabalho é analisar e comparar as peças Death of a Salesman [Morte dum caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo americano Arthur Miller (1915-2005), e Rasga Coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) (1936-1974), especialmente em relação aos elementos épicos presentes nelas. Ambas as obras possuem uma es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/04/2012
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6. Análise da forma épica na peça We, the people de Elmer Rice / Analysis of the epic form in We, the People by Elmer Rice
O presente trabalho tem por objetivo analisar a forma épica na peça We, the People, escrita pelo dramaturgo norte-americano Elmer Rice [1892-1967]. Essa peça, composta por vinte cenas e mais de quarenta personagens, foi escrita em 1932 e encenada em 1933, nos Estados Unidos, dentro de um dos períodos mais conturbados da história norte-americana: a Grand
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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7. Construção de bases metódicas e protocolados para uma pesquisa em Artes Cênicas - rumo ao lírico / -
O presente trabalho é a explicitação do percurso de pesquisa em torno da forma lírica do teatro, com a intenção de construir procedimentos de pesquisa e protocolos de funcionamento para o aprofundamento no objeto. O trabalho gerou ainda a criação de acervo multimídia organizado e catalogado
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/01/2012
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8. As fontes culturais elaboradas sincreticamente no teatro anchietano / The cultural sources syncretically elaborated in Anchieta\ s theater
The aim of this work is the understanding on José de Anchieta, a catholic priest, who has developed his literary composition which was distributed in twelve theatrical plays. He connected the European culture strongly influenced by the Christianity with the Brazilian indigenous culture. Some myths and habits described by the historians who had travelled thr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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9. Orfeu emparedado: Hilda Hilst e a perversão dos gêneros / Orfeu emparedado: Hilda Hilst and perversion of the genres
Taking into consideration a perspective that privileges the Theory of literary forms, this study aims at verifying the way it works, in the production of the Brazilian writer Hilda Hilst, the relations among lyrics, theater and narrative prose. The theoretical parameter is the works Theory of Modern Drama, by Peter Szondi, in which the German critic deals wi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
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10. Por entre as coxias: A arte do efêmero perpetuada por mais de Sete Minutos
The research tried to build a dialogue between art and society, having the play: Sete Minutos as the object of study, written and starred by Antonio Fagundes in 2002. In this contract, three niches of the debate are settled: reception, staging and theatrical text. At first, the questions were directed by the speeches prepared by the critics, taking into acco
Publicado em: 2010
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11. Intervenções lúdicas e qualidade de vida: estudo descritivo entre idosos da região nordeste de Belo Horizonte, Minas Gerais
The world s population above 60 years is approximately 650 million people. In 2007, Brazil already had 20 million people. This study evaluated the changes related to quality of life of elderly patients in primary care units in the northeast of Belo Horizonte, after interventions playful. This is a quantitative, descriptive and comparative. The sample of conv
Publicado em: 2010
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12. Eu, eu mesmo e o outro: didascálias discursivas e figuras de acréscimo.Teoria e prática. / Me, Myself and the Other: Discoursive Didascaly and Figures of Addition. Theory and Practice.
Coined in the theater, didascaly is the set of instructions authors of dramatic texts give the actors regarding their representation. By employing the theatrical term in the linguistic scope, this work proposes the study of the enunciative game in didascaly and in other figures of addition in the presss discourse, more specifically in interviews, diverse rep
Publicado em: 2010