Tecnica Composicional
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. LIMITES DO PROJETO MODERNISTA: Guerra-Peixe entre o folclore e os grandes centros
RESUMO O artigo parte da mudança de orientação estética do compositor César Guerra-Peixe, na virada dos anos 1940 para os anos 1950, para empreender uma discussão sobre as relações entre técnica composicional e pesquisa folclórica junto aos compositores brasileiros do período. A ideia de que a música brasileira seria marcada por “limitações�
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2017-03
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2. Marlos Nobre : rhythmic variations Opus 15 for piano and percussion, an analytical approach as a support to the interpretation / Marlos Nobre : variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica pisando à interpretação
Este trabalho aborda a peça Variações Rítmicas opus 15 para piano e percussão típica brasileira do compositor Marlos Nobre. Seu objetivo principal foi realizar um estudo analítico e um mapeamento histórico da peça a fim de proporcionar ao intérprete uma maior intimidade com a obra a ser executada. A metodologia divide-se em duas partes: estudo do c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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3. Preparation and characterization of microspheres polymeric core-shell morphology and magnetic properties based on styrene and divinylbenzene / Preparação e caracterização de microesferas poliméricas com morfologia casca-núcleo e propriedades magnéticas à base de estireno e divinilbenzeno
Foram sintetizadas microesferas poliméricas com propriedades magnéticas e morfologia casca-núcleo por meio da técnica de polimerização em suspensão em duas etapas. O núcleo foi constituído por poli(estireno-co-divinilbenzeno) e magnetita modificada com ácido oleico. Foi avaliada a influência da velocidade de agitação e da concentração de inici
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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4. Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação
Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste proces
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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5. Estudo da influência de substratos de TiN no crescimento de nanotubos de carbono / Study of the influence of TiN substrates on the carbon nanotubes growth
Dado o interesse nas propriedades e aplicações dos nanotubos de carbono devidas às suas características morfológicas, este trabalho tem como objetivo principal o estudo da influência do substrato no crescimento dos nanotubos de carbono. Com este objetivo em mente foram preparados filmes de nitreto de titânio, com o intuito de ser usados como suporte p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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6. Vetorização termoinduzida de nanopartículas magnéticas biocompatíveis: uma aplicação no recobrimento de Stents nus por via líquida / Thermally induced vectorization of Biocompatible Magnetic Nanoparticles: an application to cover Bare Metal Stents by Dip Coating
Neste trabalho foi desenvolvida uma técnica de Dip Coating (deposição por via líquida) que permite controlar o gradiente de temperatura entre o substrato e o material que se quer depositar em sua superfície. Em particular, foi investigado o efeito de adsorção de nanopartículas magnéticas biocompatíveis na superfície de Stents nus em diversas condi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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7. A Guitarra Elétrica em GRUPPEN FÜR DREI ORCHESTER Karlheinz Stockhausen
Esta pesquisa analisa a participação da guitarra elétrica na obra Gruppen für drei orchester do compositor alemão Karlheinz Stockhausen. O trabalho está subdividido em três capítulos. O primeiro aborda aspectos históricos do instrumento e seu uso na música vanguardista de concerto do século XX, apresentando uma seleção de obras dos compositores
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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8. O processo de transcrição da parte da harpa para violão de sete cordas do concerto em dó maior K299 para flauta, harpa e orquestra de W.A. Mozart
Este trabalho trata do processo de transcrição do Concerto em Dó Maior K 299 para Flauta e Harpa de Wolfgang Amadeus Mozart. O objetivo geral foi a transcrição da parte da harpa do concerto para violão de sete cordas. Por meio da análise comparativa de transcrições do próprio compositor do concerto e do estudo de referencial teórico, foram classif
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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9. Flausino Vale e Marcos Salles: influências da escola franco-belga em obras brasileiras para violino solo / Flausino Vale and Marcos Salles : influences of Franco-Belgian School on Brazilian works for solo violin
Marcos Salles (1885-1965) e Flausino Vale (1894-1954) compuseram para violino desacompanhado no início do século XX, possivelmente inaugurando a escrita sistemática para violino solo por brasileiros natos. Obras destes dois amigos violinistas são aqui divulgadas, identificando-se a influência da escola franco-belga na história técnica e literária do
Publicado em: 2010
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10. Estudo espectroscópico de filmes de SiFe / Spectroscopic study of SiFe films
Na busca por novos materiais opto-eletrônicos, vários têm sido os compostos estudados. Dentre os mais interessantes destacam-se aqueles que apresentam compatibilidade com a atual indústria (micro-) eletrônica e/ou de tele-comunicações. Dentro deste contexto ocupam posição privilegiada compostos à base de silício e sob a forma de filmes finos de mo
Publicado em: 2010
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11. A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
Este trabalho trata dos princípios e técnicas composicionais empregados para criar um ciclo de peças escritas pelo Autor, denominado Genesis. Esse ciclo consiste de quatro peças: viola de arame solo, viola de arame e flauta, e viola de arame acompanhada de dois grupos instrumentais (Genesis II e Genesis IV). O processo composicional das peças que integr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2009
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12. Análise da obra Kurze Schatten II de Brian Ferneyhough
Análise dos três primeiros movimentos da obra Kurze Schatten II para violão solo de Brian Ferneyhough, na qual são discutidos aspectos de sua técnica composicional, além de conceitos importantes na obra do compositor.
Per Musi. Publicado em: 2009