LIMITES DO PROJETO MODERNISTA: Guerra-Peixe entre o folclore e os grandes centros
AUTOR(ES)
BARROS, FREDERICO
FONTE
Novos estud. CEBRAP
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-03
RESUMO
RESUMO O artigo parte da mudança de orientação estética do compositor César Guerra-Peixe, na virada dos anos 1940 para os anos 1950, para empreender uma discussão sobre as relações entre técnica composicional e pesquisa folclórica junto aos compositores brasileiros do período. A ideia de que a música brasileira seria marcada por “limitações” de nosso meio musical figura como catalisador da discussão.
ASSUNTO(S)
modernismo nacionalismo técnica composicional música de concerto brasileira
Documentos Relacionados
- Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
- De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise
- Um estudo da tecnica de doze sons em obras selecionadas : Hans Joachim Koellreutter e Cesar Guerra-Peixe
- Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
- Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias