Tecnica Composicional
Mostrando 13-23 de 23 artigos, teses e dissertações.
-
13. Three piano waltzes of Radames Gnattali : an analytical-interpretive approach / Tres valsas para piano de Radames Gnattali : uma abordagem analitico-interpretativa
O presente trabalho tem como objeto de estudo as valsas para piano Carinhosa, Perfumosa e Vaidosa, de Radamés Gnattali, e tem por objetivo o estudo analítico das referidas peças visando ao entendimento dos processos composicionais empregados e sua relação com a interpretação das obras. Para tanto, foi utilizada a técnica de Análise Hipermétrica ela
Publicado em: 2009
-
14. Relações entre elementos composicionais e meios de execução técnico-interpretativa em obras com características pós-minimalistas Brasil 2000, Amanduá e meio bossa para piano solo de Dimitri Cervo / Relation between composicionais elements and forms of technical interpretive execution works with post-minimalist caracteristics - Brasil 2000, Amanduá and meio bossa for solo piano by Dimitri Cervo
Esta dissertação apresenta um estudo das obras Brasil 2000 Op.12, Amanduá e Meio Bossa para piano solo, do compositor Dimitri Cervo (Santa Maria, 1968). O foco da pesquisa foi realizar um estudo analítico de procedimentos composicionais e, com base neste estudo, apresentar critérios técnico-interpretativos e sugestões a serem aplicadas durante a prepa
Publicado em: 2009
-
15. A musica de Morton Feldman sob a otica de sua compreensão da pintura do expressionismo abstrato / The music of Morton Feldman by the optic of his comprehension of abstract expressionism painting
Esta pesquisa reflete a relação entre a música do compositor norte americano Morton Feldman e o grupo de pintores do Expressionismo Abstrato The New York School of Visual Arts - partindo da ótica do próprio compositor. Abordamos a maneira como Feldman trabalhou concepções advindas da pintura na composição técnica e estética em sua música. Para di
Publicado em: 2008
-
16. Relação cronointervalar : uma teoria para a estruturação do andamento musical
Esta tese de doutorado apresenta a teoria da Relação Cronointervalar, a qual propõe critérios para a estruturação do andamento em composição musical, demonstrando como trocas de andamento regidas por proporções matemáticas presentes na série harmônica, podem relacionar-se com centros harmônicos, movimentos melódicos, compassos irregulares, ent
Publicado em: 2007
-
17. Camargo Guarnieri: uma análise das sonatinas n.3 e n.6 para piano
O presente trabalho pretende analisar as fugas das Sonatinas nº3 e nº6 para piano de Camargo Guarnieri, através de uma análise estilística e tendo em vista os procedimentos utilizados pelo compositor especificamente no tratamento da fuga como técnica composicional. Guarnieri compôs 8 sonatinas para piano escritas entre 1928 e 1982, período que abrang
Publicado em: 2007
-
18. Constructing the Opera Condor : the compositional process of Antonio Carlos Gomes / Construindo a Opera Condor : o pensamento composicional de Antonio Carlos Gomes
Condor, estreada em 1891 no Teatro alla Scala de Milão, foi a última ópera escrita por Antônio Carlos Gomes. O estudo dos documentos textuais indica que o processo composicional envolveu a elaboração de um rascunho para canto e piano, a orquestração, uma extensa revisão final e a inclusão de um balé um ano após a estréia. A análise do rascunho,
Publicado em: 2007
-
19. Uma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer : uma busca por padrões estilísticos na sua escrita contrapontística
Este trabalho oferece um estudo dos padrões estilísticos definidos através da análise dos processos contrapontísticos encontrados no terceiro movimento da Sonata nº I, Fuga e Toccata e do movimento final de Duas peças Sérias da obra para piano de Bruno Kiefer. A fuga, uma das técnicas de composição linear mais estabelecidas na escrita musical, ref
Publicado em: 2007
-
20. Um garatuja entre Wotan e o Fauno : Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil / A ‘garatuja’ between Wotan and the Faun : Alberto Nepomuceno and the musical modernism in Brazil
A constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864-1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presente tese se propõe a estudar. Assim, enquanto seus contemporâneos viam nele um compositor moderno, a geração posterior, balizada pelos ideais d
Publicado em: 2007
-
21. A técnica do filme São Jerônimo, de Júlio Bressane, segundo um desenho do tempo
This paper aims to study the compositional technique of cinema, researching the technique of creation of the movie São Jerônimo, by Júlio Bressane, based in the design of the time. São Jerônimo was constructed from a series of documents, readings, paintings, thesis that traverse between fascination for iconography linked to the saint and the immanence o
Publicado em: 2007
-
22. Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
Este trabalho tem dois objetivos principais. O primeiro é o de divulgar a obra de canto coral a cappella do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos através do estudo de suas obras: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria. O segundo objetivo é o de, através das duas obras do compositor, apresentar um método de estudo de música coral para estudantes d
Publicado em: 2003
-
23. Preparação e caracterização de fibras monocristalinas de SrTiO3, SrTi(1-X)RuXO3 e de Sr2RuO4. / Preparation and characterization of SrTiO3, SrTi(1-X) RuXO3 and Sr2RuO4 single crystal fibers.
Neste trabalho desenvolvemos processos de crescimento e caracterização de fibras monocristalinas de SrTiO3 e Sr2RuO4 puros e como soluções sólidas através da técnica LHPG (laser heated pedestal growth). Esses processos são descritos desde as sínteses dos compostos, preparação dos nutrientes e sementes necessários para aplicação da técnica. Alg
Publicado em: 1996