A sonoridade da viola de arame na composição do ciclo Genesis
AUTOR(ES)
Jorge José Ferreira de Lima Alves
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
27/03/2009
RESUMO
Este trabalho trata dos princípios e técnicas composicionais empregados para criar um ciclo de peças escritas pelo Autor, denominado Genesis. Esse ciclo consiste de quatro peças: viola de arame solo, viola de arame e flauta, e viola de arame acompanhada de dois grupos instrumentais (Genesis II e Genesis IV). O processo composicional das peças que integram o ciclo foi resultado de uma pesquisa sobre a aplicação da sonoridade da viola de arame como material composicional, utilizando técnicas oriundas da chamada música espectral. A fundamentação teórica para a compreensão da música espectral partiu de autores como Tristan Murail (1993), François Rose (1996) e Joshua Fineberg (2000), entre outros. Com base nesses referenciais, foram analisados e registrados os processos composicionais aplicados na composição do ciclo, desde os procedimentos mais elementares, como a utilização da série harmônica em Genesis I, até procedimentos mais específicos, como a técnica de modulação em anel utilizada em Genesis II e Genesis III. A quarta peça foi composta usando um programa de computador para análise espectral, edição e síntese. O material resultante produzido pela aplicação desse programa em sons oriundos da viola de arame foi usado para construir e analisar agregados sonoros que foram considerados matéria-prima do procedimento composicional.
ASSUNTO(S)
viola de arame musical composition música espectral musica spectral music composição musical viola de arame
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1857Documentos Relacionados
- Rendimento corporal e composição química do filé da viola (Loricariichthys anus)
- A sonoridade especifica do Clube da Esquina
- Wassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interior
- A sonoridade do mundo como lugar da constituição da identidade
- O ciclo do tempo : processos de composição