Tecnica Cinematografica
Mostrando 13-24 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
13. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos : as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908)
Este estudo histórico sobre as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre investiga as práticas que caracterizaram a exploração comercial do cinematógrafo para fins de entretenimento desde a sua introdução na cidade em novembro de 1896 até a abertura das primeiras salas permanentes especializadas na exibição cinematográfica, em 1908,
Publicado em: 2009
-
14. Globo-Shell Especial and Globo Reporter : the images of documentaries in Brazilian television / Globo-Shell Especial e Globo Reporter (1971-1983) : as imagens documentarias na televisão brasileira
Este trabalho busca identificar as condições internas e externas à Rede Globo de Televisão que permitiram o surgimento dos programas Globo-Shell Especial e Globo Repórter e discutir a influência da linguagem e da estética do Cinema Novo no documentário televisivo. O Globo-Shell Especial foi criado em 1971 e, em 1973, foi substituído pelo Globo Repó
Publicado em: 2009
-
15. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008
-
16. Na tela do cinema, a luz da revelação: o imaginário religioso de adolescentes e a mídia cinematográfica
Esta pesquisa aborda transformações percebidas em um grupo específico de adolescentes, no que se refere ao significado por eles atribuído à sua existência no mundo. A partir da relação que se estabelece no contexto atual nas sociedades ocidentais capitalistas, no processo de socialização, entre as instâncias tradicionais (família e escola) e a m�
Publicado em: 2008
-
17. Cidade - dispositivo de olhar: elementos para uma teoria benjaminiana da percepção / City - looking device: evidence for a Benjamins theory of perception
Este trabalho propõe-se à reorganização e releitura de textos benjaminianos que se referem direta ou indiretamente à questão da percepção. Objetiva levar à maturação e sistematização de elementos para uma teoria da percepção benjaminiana que se encontra dispersa em alguns de seus diversos estudos. Aborda o conceito de percepção colocando-o e
Publicado em: 2008
-
18. A estereofonia digital: uma abordagem sobre a técnica, o padrão e a linguagem sonora cinematográfica norte-americana no período de 1991 a 2001 / A estereofonia digital: uma abordagem sobre a técnica, o padrão e a linguagem sonora cinematográfica norte-americana no período de 1991 a 2001
O objeto desta pesquisa é o uso do espaço sonoro através da tecnologia estereofônica digital dos filmes norte americanos produzidos no período de 1991 a 2001. Esta pesquisa tem como objetivo a analise do uso da linguagem sonora cinematográfica no novo contexto do áudio estereofônico digital, tecnologia que tem como meta o envolvimento sonoro do recep
Publicado em: 2007
-
19. Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 aind
Publicado em: 2007
-
20. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
-
21. Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro / Cinema e industria: o conceito de modo de produção cinematográfico e o cinema brasileiro
This thesis discusses the historiography of Film History. Film History has produced a set of material that, generally, takes as starting point the films themselves and do not consider extra text material, such as the economy and the reception of the film. This work attempts, through the concept of mode of production, bridge under a conceptual apparatus match
Publicado em: 2007
-
22. Empreendedorismo e exportação no setor de desenvolvimento de software : características de empreendedores e empresas
O emergente mercado de desenvolvimento de software para jogos eletrônicos oferece um campo favorável para iniciativas empreendedoras, pois é um setor que vem apresentando franco crescimento em nível mundial, tendo ultrapassado, em faturamento, no ano de 2001, a receita da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Em função desse crescimento, novo
Publicado em: 2007
-
23. O cinema em transe: a percepção cinematográfica à luz das metáforas do autômato e dos fenômenos da dissociação / The cinema in trance: the cinematographic perception through the metaphors of the spectator and by dissociation phenomenon
Os poderes hipnóticos e sensoriais do cinema foram encenados em vários filmes e teorizados, de diferentes modos, por diversos pensadores e cineastas. Desde seu início, o cinema tem sido assombrado por vampiros, fantasmas, duplos, sonâmbulos, loucos e alucinados que metaforizam a experiência espectatorial e suas metamorfoses. A partir deste tema, o traba
Publicado em: 2006
-
24. A voz na mise en scène: o filme Cidade de Deus sob a escuta fonoaudiológica / Voice in mise en scène
Introdução: Os elementos da linguagem cinematográfica são criativamente colocados em contato uns com os outros e dessa relação surgem novos significados. Todos esses elementos formam a mise en scène. Objetivo: Ao partir da investigação sobre a produção do filme Cidade de Deus, o objetivo deste trabalho é analisar como a voz - loudness, velocidade
Publicado em: 2006