Solo Guitar
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. Preparação e planejamento da performance do violonista: estudo da obra homenagem a Villa-Lobos Op.46 de Marlos Nobre
Este trabalho apresenta a preparação e planejamento da performance em uma obra para violão solo. Para isso, o violonista utilizou materiais didáticos e instrumentais previamente estabelecidos, no decorrer da presente investigação. Os critérios utilizados para a escolha da obra foram de que esta deveria refletir aspectos técnicos e musicais do repert�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/04/2012
-
2. Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras / Appassionata for solo guitar by Ronaldo Miranda: the octatonic treatament and the brazilian muiscal constancies
Esta pesquisa discorrer sobre elementos constitutivos da Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda. São analisadas características concernentes aos dois temas da peça, evidenciando a oposição de técnicas da música do século XX com elementos característicos da música brasileira. Em relação ao primeiro tema, são discutidos aspectos referen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2010
-
3. Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras / Appassionata for solo guitar by Ronaldo Miranda: the octatonic treatament and the brazilian muiscal constancies
Esta pesquisa discorrer sobre elementos constitutivos da Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda. São analisadas características concernentes aos dois temas da peça, evidenciando a oposição de técnicas da música do século XX com elementos característicos da música brasileira. Em relação ao primeiro tema, são discutidos aspectos referen
Publicado em: 2010
-
4. Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo / Sérgio Assad: His musical language through the analisis of Aquarelle for solo guitar.
O presente trabalho se propõe a traçar um retrato da linguagem estética e instrumental do compositor e violonista Sérgio Assad (1952). Tal investigação será feita através da contextualização de sua produção através de um relato bibliográfico, da análise de umas de suas obras mais representativas, Aquarelle, escrita para violão solo com um com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2009
-
5. Francisco Araujo : o uso do idiomatismo na composição de obras para violão solo / Francisco Araujo : the use of idiomatism in the composition for solo classical guitar works
This master s thesis has as main objective the study of the composer Francisco Araujo s classical guitar work. The text is divided into three parts. The first part consists of a small biography that seeks to contextualize the composer in the Brazilian musical scene, based on factors such as origin, musical background, career path and composicional work. The
Publicado em: 2009
-
6. Uma trajetória estilística do choro: o idiomatismo do violão de sete cordas, da consolidação a Raphael Rabello
This work aims at exploring the stylistic resources of the seven string-guitar in the Brazilian choro. It presents a brief description of the pioneers of choro, which is justified due to the traditional repertoire which the seven-string guitar covers, followed by an analysis of Garotos (Aníbal Augusto Sardinha) guitar contribution, this research deals with
Publicado em: 2009
-
7. Terra dos passaros : an assessment of Toninho Horta s compositions in the album "Terra dos passaros" / Terra dos passaros : uma abordagem sobre as composições de Toninho Horta
Toninho Horta is a composer, acoustic guitar and electric guitar player and arranger born in Belo Horizonte, Brazil, in 1948. In the late 1960s, Horta became famous nationwide as an instrumentalist, accompanying Brazilian artists in concerts and recordings. His music was recorded by other artists. Horta became widely known as a member of "Clube da Esquina",
Publicado em: 2009
-
8. Khamaileon : fantasy for guitar and orchestra by Almeida Prado / Khamaileon : fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado
Khamailéon is a fantasy for guitar and orchestra by Brazilian composer Almeida Prado (b. 1943). This is the first work he wrote for this instrument, within a repertoire that encompasses both solo and chamber pieces. It was written in 1970, when the composer was studying with Olivier Messiaen in Paris. It has an atonal language, with post-1950 European aesth
Publicado em: 2009
-
9. Processo de criação do intérprete: estudo de dedilhados na Aquarelle de Sérgio Assad.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação entre procedimentos de dedilhados e interpretação musical de violonistas. A partir da idéia de que o instrumentista é um criador que maneja ferramentas para a sua produção tais como timbre, dinâmica, articulação, tempo e técnica instrumental demonstramos que as escolhas dos procedimentos de digita
Publicado em: 2009
-
10. Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999) / Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999)
This study focuses on the work of guitarist Othon Salleiro (1910- 1999). The purpose of this study is to analyze, recover and provide context for the work produced by the composer from Rio de Janeiro within the scenario of Brazilian popular guitar music. By examining his work, transcribing available recordings and doing a comparative analysis of composer gui
Publicado em: 2008
-
11. Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo.
This dissertation is a technical and interpretative study of Reminiscências Op. 78 for solo guitar by Marlos Nobre (1939). Based on stylistics aspects, the dissertation proposes technical and instrumental suggestions to minimize the specific difficulties - interpretative or technical - present in the piece. Information about the composer, his works for guit
Publicado em: 2007
-
12. A obra para violão solo de Almeida Prado / The work for solo guitar by Almeida Prado
O compositor paulista Almeida Prado (1943) escreveu quatro peças para violão solo: Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) e Poesilúdios nº1 (1983). Trata-se de uma produção estilisticamente variada, que revela diferentes fases percorridas pelo autor. Assim, as peças da década de 70 giram em torno do atonalismo, primeiro
Publicado em: 2007