Semiotica Peirceana
Mostrando 25-36 de 60 artigos, teses e dissertações.
-
25. WORLD OF WARCRAFT: Semioses para produção de envolvimento em jogos eletrônicos
Os MMORPGs são um fenômeno à parte na indústria dos jogos eletrônicos. Possuem um desenvolvimento paralelo, trazendo sempre elementos novos e diferenciados para a cultura dos games. World of Warcraft, lançado em 2004, é o mais expressivo representante do gênero MMORPG, com 11.5 milhões de usuários pagantes no mundo. O jogo é constantemente alvo de
Publicado em: 2010
-
26. A semiótica do compartilhamento do conhecimento tácito em uma organização cooperativa: uma perspectiva integradora
Este estudo de caso, orientado pela vertente de Merriam (1998) foi realizado com o intuito de compreender como os signos se manifestam como mediadores no compartilhamento do conhecimento tácito entre os membros de uma organização cooperativa, a partir da articulação teórica entre: (a) os princípios postulados por Polanyi (1962; 1966) sobre o conhecime
Publicado em: 2010
-
27. As expressões da mobilidade na comunicação das marcas de telefonia celular no Brasil / As expressões da mobilidade na comunicação das marcas de telefonia celular no Brasil
Este é um estudo sobre a gestão e a comunicação das marcas de telefonia celular no Brasil, partindo do contexto de mobilidade, estabelecido a partir do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Este ambiente que cria a possibilidade das pessoas se comunicarem quando quiserem e onde estiverem trouxe mudanças em vários aspec
Publicado em: 2010
-
28. Brasil brasileiro: o léxico e a identidade nacional / Brazilian Brazil : lexis and national identity
Esta pesquisa dedica-se a realizar um trabalho com base no diálogo entre teorias semióticas e a Linguística de Córpus, estudando, especificamente, marcas linguísticas que possam caracterizar o perfil do brasileiro e suas características socioculturais plurais. Interessam-nos, sobretudo, os substantivos e adjetivos em função nomeadora e/ou qualificado
Publicado em: 2010
-
29. Web design: production and analysis guide / Web design: guia de produção e análise
"Web design: guia de produção e análise" é uma pesquisa científica que tem como propósito investigar o contexto de desenvolvimento e os processos de produção de sites na WWW (World Wide Web). O termo produção é nesta tese entendido como a realização de procedimentos que vão desde a concepção criativa, passando pela organização estrutural, d
Publicado em: 2009
-
30. A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi / A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi
O objetivo central deste estudo é verificar possíveis relações de paridade entre as capas e o conteúdo musical dos discos de Dorival Caymmi. Também foi estudada a autoria dessas capas, verificando a quem havia cabido a responsabilidade de transformar em imagem e design a música daqueles discos. Para tanto, foram desenvolvidas análises semióticas com
Publicado em: 2009
-
31. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginár
Ciência & Educação (Bauru). Publicado em: 2009
-
32. New advertising configurations: the use of differentiative strategies and tactics in distilled spirits advertising / Novas configurações na publicidade: análise do uso de estratégias e táticas diferenciadoras na publicidade de bebidas alcoólicas destiladas
Este trabalho estuda os anunciantes de bebidas alcoólicas destiladas que, tendo sua propaganda regulada pela Lei n 9.294 e pelo CONAR procuram formas alternativas para comunicar e persuadir o público-alvo. Examinaram-se as estratégias e táticas diferenciadoras de comunicação utilizadas por estes anunciantes, uma vez que a veiculação nas emissoras de
Publicado em: 2009
-
33. Acessibilidade aos documentos do processo de criação de Renina Katz: proposta de arquivo
A dissertação pretende discutir a questão da preservação e do acesso às informações contidas nos documentos do processo de criação artística da artista plástica e gravadora Renina Katz. A pesquisa apresenta também uma proposta de arquivamento do material estudado. O corpus da pesquisa são as gravuras litográficas da gravadora Renina Katz que e
Publicado em: 2009
-
34. The subliminal level in perception: the underlying meanings of advertisement messages / O nível subliminar na percepção: os subsentidos da mensagem publicitária
A interpretação clássica de Subliminar é de que há um certo potencial de sedução e manipulação ampliado com a presença, nas mensagens, de componentes apresentados de forma sub-reptícia, velada, atingindo livremente o subconsciente a ponto de afetar as emoções. Isso ocorre porque tais mensagens penetram na mente do receptor, abaixo do limiar da c
Publicado em: 2008
-
35. O campo de referência dos videogames: estudo semiótico sobre o objeto dinâmico do game / The reference field of videogames: semiotic study about the Dynamic object of the game
Na linguagem técnica da semiótica, o objeto dinâmico diz respeito ao campo de referência de um signo. Considerando-se os games como signos complexos, tendo, portanto, o poder de significar a partir da relação triádica entre signo-objeto-interpretante, esta pesquisa objetivou estudar o problema do objeto dinâmico do game, nas possibilidades que aprese
Publicado em: 2008
-
36. Homologias aparentes
O trabalho identifica estratégias de comunicação visual, adotadas nos projetos de modernização da comunicação gráfica (design) implantados em 2006 pelos jornais impressos Folha de São Paulo, de circulação nacional, e O Diário do Norte do Paraná, de Maringá, de circulação regional. Analisa marcas não-verbais na retórica da comunicação grá
Publicado em: 2008