Sartre Jean Paul Critica E Interpretacao
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1. THÉÂTRE, PHILOSOPHIE ET RÉSISTANCE : LA PREMIERE PIECE DE SARTRE
RESUMO Jean-Paul Sartre estreia como dramaturgo durante a Segunda Guerra Mundial, quando é feito prisioneiro de guerra na Alemanha em um campo de concentração com outras 25 mil pessoas. Durante seu cárcere, o filósofo escreve uma peça de teatro reunindo vítimas e seus algozes, judeus e alemães. Bariona é a primeira peça de Sartre e permanecerá a r
Kriterion. Publicado em: 13/05/2019
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2. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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3. A teoria sartreana da consciência e o problema da imagem
Esta dissertação tem o propósito de apresentar como o problema da construção da imagem aparece para a consciência na obra O Imaginário Psicologia fenomenológica da imaginação (1940). Nela, Sartre (1905-1980) apresenta a imaginação como uma estrutura constitutiva da essência da consciência. Neste sentido, investigamos o modo como as imagens apar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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4. Percepção e memória em Bergson: um questionamento acerca das críticas sartrianas à Matéria e memória
Importante filósofo e pesquisador do século XX, Henri Bergson ganhou destaque não apenas por suas análises minuciosas da consciência e pelo novo sentido concedido a termos filosóficos já consagrados, mas também pela abordagem da noção de duração presente em suas principais obras, a qual é a base de muitas de suas concepções. Os escritos filos�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/03/2011
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5. A encenação de A engrenagem de Jean Paul Sartre: dimensões estéticas e políticas no Brasil dos anos 1960
A presente dissertação pretende realizar um estudo sobre o espetáculo A Engrenagem (1948), de Jean-Paul Sartre, encenado no Brasil em 1960, sob a direção Augusto Boal. Nesta perspectiva é oportuno mencionar que escolhi como tema da pesquisa a encenação da peça A Engrenagem de J.-P. Sartre realizada pelo Grupo Oficina, em 1960. A peça A Engrenagem c
Publicado em: 2009
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6. Itinerários cruzados: os caminhos da contemporaneidade filosófica francesa nas obras de Jean-Paul Sartre e Michel Foucault
In the French scenery of the 1960s and 1970s decades, Foucault is one of the most expressive persons to criticize the philosophical modernity. Since his complementary thesis on Kants Anthropology (1961), sustained mainly on the reinstatement of the Nietzschean démarche, the author will consider urgent the task of putting a full stop to the proliferation of
Publicado em: 2008
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7. História e escassez em Sartre: uma abordagem do fenômeno da escassez e as possibilidades de construção de uma moral histórica / História e escassez em Sartre: uma abordagem do fenômeno da escassez e as possibilidades de construção de uma moral histórica
Este trabalho refere-se a um tema que, à luz das investigações realizadas por Jean-Paul Sartre, se desvela como o princípio fundamental do processo de historialização humana. Trata-se do fenômeno da escassez uma contingência original que por sua onipresença impõe-se à realidade humana como uma necessidade. O ponto de partida da investigação sart
Publicado em: 2008
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8. Réception de Jean-Paul Sartre au Brésil : dans la Revue Anhembi
Esta dissertação tem por objetivo analisar a recepção da obra de Jean-Paul Sartre na revista Anhembi. Inicia-se com um apanhado geral do percurso intelectual, literário e político deste escritor, pois isto permite, de um lado, a construção de uma idéia precisa das diversas influências que compuseram seu pensamento e, por outro, estabelecer uma base
Publicado em: 2007
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9. Tempos sombrios, ecos de liberdade a palavra de Jean-Paul Sartre sob as imagens de Fernando Peixoto : no palco, Mortos sem sepultura (Brasil, 1977)
O escopo desta pesquisa é um estudo sobre o espetáculo teatral Mortos sem Sepultura (1946), de Jean-Paul Sartre, encenado no Brasil em 1977, sob a direção de Fernando Peixoto. Na descrição do objeto, de início destaca-se sua organização, situada em duas temporalidades distintas: França dos anos de 1940 no contexto da Invasão Alemã e Resistência
Publicado em: 2007
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10. Liberdade e ética em Jean-Paul Sartre
A liberdade é um tema fundamental da realidade humana. A ética é condição para que possamos viver e conviver em sociedade, respeitando o diferente e nos responsabilizando por nossas próprias escolhas. Deste modo, Sartre faz uma reflexão profunda sobre a liberdade humana, desde sua condição de existência até a suas conseqüências diretas sobre a v
Publicado em: 2007
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11. Do individual ao coletivo na critica da razão dialetica de Sartre : perspectivas educacionais
A Crítica da Razão Dialética de Jean-Paul Sartre constitui o objeto de estudo central desta tese. Nela se procurou analisar especificamente a discussão que Sartre trava quando da passagem do individual ao coletivo e, após levantamento e compreensão das principais categorias envolvidas nesta discussão, promover uma possível aproximação com a filosof
Publicado em: 2007
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12. Liberdade, tortura e relações com o outro: aspectos da filosofia de Jean Paul Sartre na peça "Mortos sem Sepultura"
Esta pesquisa tem por objetivo analisar alguns aspectos da filosofia de Jean-Paul Sartre encontrados ao longo da peça Mortos sem Sepultura no que concerne mais especificamente à liberdade tortura e ao eterno conflito existente nas relações com o outro
Publicado em: 2006