Tempos sombrios, ecos de liberdade a palavra de Jean-Paul Sartre sob as imagens de Fernando Peixoto : no palco, Mortos sem sepultura (Brasil, 1977)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O escopo desta pesquisa é um estudo sobre o espetáculo teatral Mortos sem Sepultura (1946), de Jean-Paul Sartre, encenado no Brasil em 1977, sob a direção de Fernando Peixoto. Na descrição do objeto, de início destaca-se sua organização, situada em duas temporalidades distintas: França dos anos de 1940 no contexto da Invasão Alemã e Resistência Francesa; Brasil dos anos de 1970, no contexto da Ditadura Militar e Resistência Democrática. Verifica-se que, entre a literatura dramática (produção do texto) e a encenação, impõe-se uma distância espaço-temporal; em conseqüência, temas, embates, agentes e propostas de intervenção adquirem novas nuanças. Essa reflexão enfoca o estudo da cena, que resulta de um trabalho anterior onde são feitos escolhas, investimento artístico e intelectual, deslocamentos e (re)proposições. Em outras palavras, na forma e no conteúdo, a construção sartreana é relida, indagada e (re)apropriada pelo projeto de montagem. O primeiro capítulo trata do processo criativo da peça, investigando a maneira pela qual a estrutura dramática e a construção dos personagens foram produzidas e legitimadas; aqui, a associação entre filosofia e dramaturgia foi primordial para se compreender a escrita da peça. O segundo capítulo enfoca, no campo intelectual, as reflexões do dramaturgo e do diretor, que se circunscrevem a sistemas de pensamentos distintos: o primeiro se associa com o existencialismo; o segundo, com uma concepção de esquerda presente no marxismo. O terceiro capítulo aborda a montagem da peça em meio a questões de forma, conteúdo, trabalho de recortes, modificações e adaptações. À luz da temporalidade em que a cena se organiza, o quarto capítulo discute as leituras e os debates suscitados pela crítica teatral, indicativos de problematizações, pois remetem à resposta formal dada ao texto dramático e dialogam com seu universo histórico-social.

ASSUNTO(S)

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