Saber Do Artista
Mostrando 13-24 de 43 artigos, teses e dissertações.
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13. A sabedoria trágica no jovem Nietzsche
Este estudo analisa a temática que Friedrich Nietzsche denominou sabedoria trágica, na qual está incluída a dualidade apolíneo-dionisíaca enquanto balizadora do saber trágico, a metafísica de artista e a questão do socratismo. Ao propormos tal objetivo, cabe-nos refletir a respeito das seguintes problematizações, relativas ao tema do trabalho e à
Publicado em: 2011
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14. O dispositivo pedagógico da arte
A presente dissertação tem como foco as relações entre público e arte, propostas por instituições culturais. O estudo parte do pressuposto de que, sobretudo a partir da década de 1960, um dispositivo pedagógico da arte é organizado, no sentido de responder a uma urgência histórica do nosso tempo, qual seja: a de criar estratégias de acessibilida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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15. A formação do artista: conjunções e disjunções entre arte e educação / The education of the artist: conjunctions and disjunctions between art and education
A formação do artista denomina, neste trabalho, um espaço conceitual e um modo de referenciação particulares. Ela não diz respeito, portanto, em primeira instância, ao processo pelo qual alguém se torna artista, nem ao problema das escolas para artistas. Trata-se de um plano de desterritorialização entre o Ensino da Arte e as práticas artísticas,
Publicado em: 2011
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16. O corpo como matriz pedagógica
A conjuntura contemporânea alicerçada no saber capitalístico conflui para a inconsciência corporal que nos faz ver, sentir, saborear, ouvir, ser em/aos pedaços. A razão descorporificada legitima e legisla modos de ser e de viver socialmente e tem como desdobramento a desumanização das relações humanas, causando dor e sofrimento. O objetivo deste tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2010
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17. Autenticidades - um livro de artista / Autenticidades - um livro de artista
\"Autenticidades\" é fruto de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a zona de atividade na qual operam poeticamente os chamados Livros de Artista, seu potencial de inserção dentro do universo artístico e da sociedade contemporânea em geral. A pesquisa foi guiada por dois objetivos específicos, a saber: a) Levantar questões sobre a formatação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/09/2010
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18. Ambiente Amazônico: a arte vivencial do artista Hélio Melo
Nesta dissertação de mestrado busca-se ressaltar a trajetória do artista Hélio Melo desde sua vivência na Floresta Amazônica até sua vida na Cidade de Rio Branco (AC). A premissa que sustenta a argumentação é a de que a arte de Hélio Melo reflete sua vivência como seringueiro. A partir da reflexão sobre o modo de vida do homem da floresta, o art
Publicado em: 2010
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19. Expressividade cênica pelo fluxo percepção/ação : o sistema Laban/Bartenieff no desenvolviemtno somático e na criação em dança / Scenic expressivity through perception/aaction : Laban/Bartenieff s system for somatic development and creation in dance
Abrangendo as vias da prática artística e reflexão teórica, esta pesquisa propõe-se a investigar a construção do saber expressivo do artista da dança. Avalia brevemente modos de se ensinar e criar a dança cênica, para reconhecer as necessidades de o artista ser, hoje, um intérprete-criador da sua linguagem expressiva. Ressalta a importância, para
Publicado em: 2010
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20. Quem não chora não mama! Panorama do design gráfico brasileiro através do humor 1837-1931 / Who don´t cry, don´t suck! Overview of Brazilian graphic design history through the humor 1837 - 1931
Esta tese é um panorama da história gráfica brasileira de 1837 até 1931, visto pela ótica da representação cômica, do design gráfico e da mentalidade. A idéia principal foi partir de um plano geral para encontrar na década de 1920 a obra conjunta do humorista Aparício Torelly, o Barão de Itararé, e do artista gráfico paraguaio Andrés Guevara.
Publicado em: 2010
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21. Mímesis e tragédia em Platão e Aristóteles
A presente dissertação visa analisar os conceitos de mimesis e tragédia nas diferentes abordagens dos filósofos Platão e Aristóteles. O problema principal que condiciona a análise é a relação entre, de um lado, as obras de arte e, de outro, a realidade e os juízos morais. Esse problema é estudado através de uma análise dos principais textos nos
Publicado em: 2010
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22. A filosofia dionisÃaca de Nietzsche: supressÃo da metafÃsica e pathos afirmativo / The Dionysian philosophy: suppression of metaphysics and pathos affirmative
O objetivo do presente trabalho consiste na investigaÃÃo da concepÃÃo da filosofia dionisÃaca apresentada por Friedrich Nietzsche em seus escritos finais. O filÃsofo alemÃo lanÃa a noÃÃo de dionisÃaco, ao lado da noÃÃo de apolÃneo, em seu primeiro livro publicado, a saber, O nascimento da tragÃdia (1872). Nesta obra hà uma influÃncia direta
Publicado em: 2010
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23. Ironia: BANDEIRA contra a maldição
O objetivo deste trabalho é analisar a obra poética de Manuel Bandeira (1886 1968), observando nela, no trato do mais recorrente tema de que se compõe a saber a temática da morte, o reiterado uso da figura de estilo ironia pelo poeta no seu labor artístico, não apenas como recurso estilístico a ele acessível para tanto, mas, sobretudo, como um meio p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2009
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24. O obsceno que faz cena: a tragédia revelada em Hilda Hilst.
Este trabalho propõe analisar três obras especificas de Hilst, a saber: A obscena senhora D.(2001), Com os meus olhos de cão (2003) e O caderno rosa de Lóri Lamby (2005) obras consideradas como constitutivas da virada obscena de sua literatura. A partir da leitura da obra dessa escritora contemporânea e de seus protagonistas, utilizamo-nos da máxima fr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/10/2009