Romance De Nao Ficcao
Mostrando 1-12 de 98 artigos, teses e dissertações.
-
1. Entre ficção e crítica: Abdellah Taïa leitor do orientalismo de André Gide
RESUMO: Propõe-se, neste artigo, uma leitura do complexo entrelaçamento de ficção, história, crítica literária, filosofia política e interseccionalidade, urdido na metaficção “Aquele que é digno de ser amado” (2017), de Abdellah Taïa, como forma de apropriação da obra de André Gide. Debate-se a releitura culturalista, efetuada pelo romance
Gragoatá. Publicado em: 2022
-
2. SHIRLEY JACKSON, KAZUO ISHIGURO E O PÚBLICO LEITOR GEEK: ASPECTOS CONDICIONANTES DE MARCAS DE ORALIDADE EM TRADUÇÕES DE FICÇÃO DE GÊNERO E DE FICÇÃO LITERÁRIA
RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre marcas de oralidade em um romance de ficção de gênero, A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson (traduzido por Débora Landsberg), e em um romance de ficção literária, Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro (traduzido por Beth Vieira), ambos publicados pelo Grupo Editorial Companhia das L
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2021-05
-
3. MERCANTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM NO CAPITALISMO RECENTE: DIVERSIDADES E MOBILIDADES
RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa sobre marcas de oralidade em um romance de ficção de gênero, A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson (traduzido por Débora Landsberg), e em um romance de ficção literária, Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro (traduzido por Beth Vieira), ambos publicados pelo Grupo Editorial Companhia das L
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2021-05
-
4. FICÇÃO ONÍVORA: O ROMANCE BRASILEIRO DO AGORA
Resumo: Em uma tradição periférica, marcada por atrasos estéticos, o a produção romanesca no Brasil usa o conceito de apropriação, não de códigos de grandes autores específicos. Ela utiliza elementos de vários gêneros narrativos, desfazendo os limites entre eles. Tal prática dá ao romance contemporâneo brasileiro um status de síntese da narr
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
-
5. Do que não floresce em tempos de violação aos direitos das mulheres: uma leitura de Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie
RESUMO Numa Nigéria entrecortada por sucessivos golpes de Estado em que se fazem notar as consequências da colonização nos hábitos e, especificamente, nas crenças religiosas, Chimamanda Ngozi Adichie ambienta seu romance Hibisco Roxo, no qual a narração autodiegética de Kambili permite entrar em contato com a violência doméstica em seus episódios
História. Publicado em: 04/11/2019
-
6. Ler o passado com ferramentas do futuro: uma análise digital de textos críticos do início do século XIX
Resumo Este artigo examinará um conjunto de textos críticos produzidos no Reino Unido, na França e em Portugal, entre 1797 e 1821, a fim de entender como os homens de letras reagiam aos romances no início do século XIX e que critérios empregavam em suas análises. Interessa também observar se a língua em que foram escritos os textos e a finalidade co
Alea. Publicado em: 2017-12
-
7. Escritas do vento sul: entrevista com Vilma Arêas
“Não se pode lê-los como romance, uma página depois da outra. Não dá. Exigem a pausa, a concentração, a releitura, o convívio com o texto. Convívio lento como no amor” Tais são as palavras de Vilma Arêas acerca de sua preferência pela feitura de contos. De fato, é assim que leitor se vê diante de seus textos ficcionais. Narrativas breves, s
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
-
8. O romance possível - ensaísmo e narração em O homem sem qualidades, de Robert Musil
Resumo O presente artigo aborda o romance O homem sem qualidades, de Robert Musil, como uma obra que adota pontualmente o princípio fundamental da literatura: a ampliação das possibilidades, a partir da representação de uma experiência real de vida. Ao focalizarmos alguns dos aspectos centrais da composição do romance - o ensaísmo, a representação
Estud. av.. Publicado em: 2017-04
-
9. A Babilônia de cambiáveis jogos identitários: contradição de vozes, estilhaçar de faces
Resumo: O romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, ao propor um questionamento sobre a natureza da representação identitária das personagens convida o leitor a refletir a respeito da atividade de criação textual. Nesse âmbito, ao mesmo tempo em que a alteridade dos sujeitos ficcionais passa por um simultâneo processo de afirma
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
-
10. Imagens da crise: tendências ficcionais de Rui Zink
Resumo: O escritor Rui Zink, em uma “Nota do autor” inserida ao final do romance O Destino Turístico, explica que pretende criar uma “tetralogia sobre a crise”, composta por três romances e um livro de contos – O Destino Turístico (2008), A Instalação do Medo (2012), A Metamorfose e Outras Formosas Morfoses (2014) e Osso (2015). Efetivamente,
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
-
11. Atualidade da crítica de Machado de Assis
Resumo O exercício da crítica é difícil para Machado de Assis não por razões pessoais (sua notória timidez, ou aversão à controvérsia); nem por razões contextuais (a pobreza da produção literária brasileira em sua época) – como vem sendo proposto por analistas de diferentes gerações. É difícil porque é praticamente impossível conciliar
Machado Assis Linha. Publicado em: 2015-12
-
12. O "romance contemporâneo" na recristianização do estado brasileiro: Não desanimar! de Pedro Sinzig
Buscando mobilizar os católicos na luta pela recristianização do estado brasileiro, Pedro Sinzig destacou-se na arena da imprensa exercendo papel fundamental na organização de Vozes de Petrópolis e do Centro da Boa Imprensa. Na tentativa de dialogar com um público impermeável à leitura de textos ensaísticos, o franciscano engajou-se na produção d
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2015-06