Riso Na Literatura
Mostrando 25-36 de 44 artigos, teses e dissertações.
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25. Estudo das estratégias lingüístico-discursivas do risível em Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon de José Cândido de Carvalho
O objetivo desta dissertação é estudar as estratégias lingüístico-discursivas do risível em Porque Lulu Bergatim não atravessou o Rubicon de José Cândido de Carvalho. A obra reúne dezenas de contos curiosos sobre o interior do país. Escritas de forma bastante característica, as narrativas apresentam personagens divertidos envolvidos em situaçõ
Publicado em: 2008
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26. Olhar em terra de cego: a visualidade em Ensaio sobre a Cegueira
Olhar em terra de cego: viagens na visualidade do Ensaio sobre a Cegueira é um ensaio literário, fruto da experiência de alguns olhares a respeito do Ensaio sobre a Cegueira (1996), mostrando uma tendência estética moderna em diálogo com a barroca, discutindo temas ligados à História das Mentalidades. Os capítulos assim estão dispostos: o primeiro
Publicado em: 2008
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27. Peneiras autopoiéticas : duplicação paródica do pensamento de Niklas Luhmann na escrita de Franz Kafka
A pesquisa analisa, a partir da literatura de Kafka, o funcionamento do sistema jurídico. A forma auto-referente como esse sistema se reproduz e o seu isolamento epistêmico são objeto de representação estética na obra de Kafka. Assim, sua literatura converte-se numa espécie de travestimento paródico do pensamento sistêmico de Niklas Luhmann. As tese
Publicado em: 2008
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28. Ri melhor quem ri por último? : o riso modernista e a tradição literária brasileira
A tradição do humor e do riso viaja no tempo e no espaço do agora e sempre, num jogo nítido de releituras e revisões de suas formas e expressões, cuja historicidade aponta para a sua apreciação literária e para a sua marginalidade estética. Esses percursos marginais são o foco de estudo para a definição de uma cultura do humor e do riso na liter
Publicado em: 2007
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29. O riso, seus poderes e perigos: um estudo da discursivização do riso e da materialização do poder na sátira gregoriana
O presente estudo tem como objetivo principal refletir sobre o processo de discursivização do riso na sátira gregoriana e de sua utilização como instrumento de luta ideológica. Inscritos no campo da Análise do Discurso de linha francesa, trabalhamos sob o seguinte questionamento: de que forma o riso, sob a forma de sátira, pode contribuir para a manu
Publicado em: 2007
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30. O riso, seus poderes e perigos: um estudo da discursivizaÃÃo do riso e da materializaÃÃo do poder na sÃtira gregoriana
O presente estudo tem como objetivo principal refletir sobre o processo de discursivizaÃÃo do riso â na sÃtira gregoriana â e de sua utilizaÃÃo como instrumento de luta ideolÃgica. Inscritos no campo da AnÃlise do Discurso de linha francesa, trabalhamos sob o seguinte questionamento: de que forma o riso, sob a forma de sÃtira, pode contribuir para
Publicado em: 2007
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31. Manuel Bandeira : "tão Brasil"
Esta tese investiga a presença do humor e a melancolia na obra poética de Manuel Bandeira (1886-1968), especialmente no livro Libertinagem (1930), como traços formadores de uma identidade nacional. O trabalho tem como ponto de partida as discussões sobre a identidade nacional e a presença do tema na literatura brasileira, dos seus primórdios até a ecl
Publicado em: 2007
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32. Lacan Leitor de Comédias: Contribuições a uma ética do Bem-Dizer
O trabalho consiste em resgatar a importância da dimensão cômica do desejo na Psicanálise, por meio da leitura de peças de teatro que consideramos expressivas para esse fim. Tomamos a comédia antiga de Aristófanes como fio condutor da discussão que leva da derrisão da imagem e do falo como parâmetros consagrados da regulação das relações inter-
Publicado em: 2007
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33. O áspero humor de Lobo Antunes / Lobo Antunesaustere humour
Entender a multiplicação das faces e funções do humor na prosa de Antônio Lobo Antunes é o objetivo desta tese. Frente à vasta obra, o foco da análise foi dirigido para a Trilogia sobre o poder. Agrupados pela temática e sem prejuízo da feição individual de cada romance, o trio, O Manual dos Inquisidores, O Esplendor de Portugal e Exortação aos
Publicado em: 2007
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34. [AR-TE-SA-NI-AS]: modos do alegórico em contos de Lygia Fagundes Telles. / [AR-TE-SA-NÍ-AS]: modos del alegórico en cuentos de Lygia Fagundes Telles.
Neste trabalho, analisam-se três contos de Lygia Fagundes Telles A medalha, Venha ver o pôr-do-sol e Anão de jardim , considerando-os como textos alegóricos, permeados de índices metafóricos, que constroem uma segunda narração sob a pele do que é dito na superfície. Esses índices podem ser gestos, objetos, o próprio modo de narrar. E foram escolh
Publicado em: 2007
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35. Memorial do Convento: do lírico-grotesco ao sublime
O presente estudo tem como objetivo elucidar a (con)figuração lírico-grotesca no Memorial do Convento (1982) de José Saramago, revelando-a não só como instrumento de construção do híbrido ficcional no discurso romanesco contemporâneo, mas também como ponto de articulação dos contrários que, unidos, operam o efeito de sublimidade no romance. Par
Publicado em: 2006
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36. A desconstruÃÃo da histÃria de Portugal em As Naus
Portugal conseguiu, no perÃodo das NavegaÃÃes, ampliar o seu ImpÃrio, difundir a sua cultura e conquistar novos adeptos para a sua religiÃo. Obteve vÃrias colÃnias e durante anos lucrou com as mesmas. Esses acontecimentos foram sendo propagados ao longo da histÃria e reforÃados pela literatura nacional, fato que resultou no surgimento de uma atmosfe
Publicado em: 2006