Representaaao Visual
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. AplicaÃÃes da sequÃncia Fedathi na promoÃÃo do raciocÃnio intuitivo no cÃlculo a vÃrias variÃveis / Applications de la Sequence Fedathi dans la promotion de raisonnement intuitif dans le Calcul a plusieurs variables
Este estudo trata do ensino/aprendizagem do CÃlculo Diferencial e Integral a VÃrias VariÃveis - CVV. Seu objetivo geral foi a identificaÃÃo/descriÃÃo das categorias do raciocÃnio intuitivo ao longo das fases de ensino da metodologia nominada SequÃncia Fedathi. A estruturaÃÃo e a concepÃÃo de situaÃÃes didÃticas de ensino envolvendo situaÃÃe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
-
2. Uma Nova metaheurÃstica evolucionÃria para a formaÃÃo de mapas topologicamente ordenados e extensÃes / A New Evolutionary Metaheuristic for Topologically ordered maps Formation and Extensions.
Mapas topologicamente ordenados sÃo tÃcnicas de representaÃÃo de dados baseadas em reduÃÃo de dimensionalidade com a propriedade especial de preservaÃÃo da vizinhanÃa espacial entre os protÃtipos no espaÃo dos dados e entre suas respectivas posiÃÃes no espaÃo de saÃda. Com base nesta propriedade, mapas topologicamente ordenados sÃo aplicados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/11/2011
-
3. Humor y alteridad: la representaciÃn de judÃos en la Revista Careta en el perÃodo de 1936 a 1945 / Humor e alteridade: a representaÃÃo de judeus na Revista Careta no perÃodo de 1936 a 1945
Esta pesquisa tem como objetivo a realizaÃÃo de uma leitura critica e sistematizada das charges e piadas veiculadas pela revista ilustrada carioca Careta, durante o perÃodo de 1936-1945, a fim de compreender o papel desempenhado pelo humor visual e verbal na construÃÃo e difusÃo de determinadas representaÃÃes sociais sobre os judeus na sociedade bras
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
4. Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano / From the Analog to the digital: Transformations in the the production of the family snapshots
Os Ãlbuns analÃgicos do cotidiano nos permitem uma memÃria sobre um passado. Dentro deles guardamos imagens de pessoas queridas e de instantes ritualÃsticos. As mÃquinas digitais, por sua vez, possibilitam uma extensa produÃÃo fotogrÃfica que resulta em posturas diferenciadas diante da cÃmera e arquivos digitais extensos. Uma das consequÃncias dess
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/06/2010
-
5. Contributions of cultural ergonomics to the graphical representation of warnings on drugs / ContribuiÃÃes da ergonomia cultural para arepresentaÃÃo grÃfica em advertÃncias demedicamentos
This research deals with the design of leaflets of medicines, evidencing the problems resulting from the lack of Brazilian normalization to promote the use of the graphical representation of instructional texts warnings. It approaches studies related to the effectiveness and efficiency of information systems, highlighting the semiotics and the cultural and i
Publicado em: 2008
-
6. Design da interaÃÃo de interfaces educativas para o ensino de matemÃtica para crianÃas e jovens surdos
As dificuldades encontradas para aquisiÃÃo de conhecimentos matemÃticos no Ensino Fundamental tÃm acompanhado vÃrias reformas educacionais e podem ser verificadas nos exames nacionais Saeb e Prova Brasil. No caso do estudante surdo, esse quadro acentua-se, devido a uma associaÃÃo de fatores de ordem lingÃÃstica e experiencial, intrÃnsecos à lÃngu
Publicado em: 2007
-
7. Uma abordagem para a representaÃÃo grÃfica de âAÃÃes DinÃmicasâ.
Este estudo apresenta uma abordagem para anÃlise e produÃÃo de aÃÃes pictÃricas, principalmente âaÃÃes dinÃmicasâ. Para isso, foram discutidas algumas abordagens de representaÃÃo e de percepÃÃo visual, enfatizando as correntes gestaltista e construtivista. Alguns estudos analÃticos sobre movimento e aÃÃo tambÃm foram considerados. Como res
Publicado em: 2006
-
8. Do risco de EmÃlio ao rabisco de EmÃlia: o status do desenho infantil nos cursos de Pedagogia / normal superior de Recife e Olinda-PE
Esta pesquisa qualitativa foi realizada em sete instituiÃÃes de ensino, sendo trÃs da rede publica e quatro da rede privada, abrangendo cinco cursos de pedagogia e dois de nÃvel normal superior, localizados em Recife e Olinda-PE. Como objetivo principal, pretendeu-se identificar quais sÃo as concepÃÃes de desenho infantil existente nesse espaÃo forma
Publicado em: 2006
-
9. Uma linguagem para modelagem de processos baseada em semÃntica de aÃÃes
Modelos de processos de negÃcio sÃo criados para descrever, em uma linguagem de fÃcil acesso, como os processos de uma organizaÃÃo sÃo realizados. Para isso, o processo à visto como uma coleÃÃo de atividades que interagem para a realizaÃÃo do objetivo final do processo. Para facilitar o entendimento e a anÃlise de processos deste tipo, a modelage
Publicado em: 2005
-
10. Meta3D: uma ferramenta para visualizaÃÃo de informaÃÃes em 3D
InformaÃÃo à o bem mais precioso para as mais diversas organizaÃÃes. Uma das formas de obter informaÃÃo a partir de um conjunto de dados à atravÃs de tÃcnicas de visualizaÃÃo que combinam o poder de processamento dos computadores com a capacidade visual humana de reconhecer formas, padrÃes e tendÃncias. O objetivo deste trabalho à a criaÃÃo
Publicado em: 2005
-
11. A inseguranÃa no mundo digital em ollhar crÃtico acerca da pedofilia e pornografia infantil na internet
No decorrer da histÃria, o homem tem constantemente precisado manejar e transmitir informaÃÃes. Daà vem o seu anseio por criar mÃquina e mÃtodos que dÃem condiÃÃes de levar adiante o seu processamento. Com esse objetivo, aflora a informÃtica como uma ciÃncia onerada com a tarefa de estudar e desenvolver essas mÃquinas e seus mÃtodos. Calcado sob
Publicado em: 2003
-
12. Estudo sobre redes neurais nÃo supervisionadas aplicado a simulaÃÃes de interceptaÃÃo visual de alvos 3D.
Este trabalho refere-se à implementaÃÃo e avaliaÃÃo de desempenho de arquiteturas de redes neurais nÃo supervisionadas, utilizadas como controladores em tarefas de interceptaÃÃo de alvos estacionÃrios no espaÃo 3D. Em termos gerais, o problema de interceptaÃÃo visual consiste no controle de atitude do sistema de visÃo objetivando que o alvo imag
Publicado em: 1999