Do analÃgico ao Digital: As TransformaÃÃes na ProduÃÃo dos InstantÃneos FotogrÃficos do Cotidiano / From the Analog to the digital: Transformations in the the production of the family snapshots
AUTOR(ES)
Camila Leite de AraÃjo
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
04/06/2010
RESUMO
Os Ãlbuns analÃgicos do cotidiano nos permitem uma memÃria sobre um passado. Dentro deles guardamos imagens de pessoas queridas e de instantes ritualÃsticos. As mÃquinas digitais, por sua vez, possibilitam uma extensa produÃÃo fotogrÃfica que resulta em posturas diferenciadas diante da cÃmera e arquivos digitais extensos. Uma das consequÃncias dessa visualizaÃÃo da existÃncia à o constante registro dos momentos Ãntimos, ao mesmo tempo, os jovens legitimaram a fotografia digital como sua verdadeira ferramenta de identidade e de comunicaÃÃo, caracterizando tanto a si, como à imagem contemporÃnea, pela hibridez e efemeridade. Assim, a contemporaneidade passou a ser caracterizada por imagens heterogÃneas e de estilos visuais nÃo classificados tipologicamente. AlÃm disso, com a tecnologia digital surgiram as redes de socializaÃÃo virtual, como facebook, orkut, fotolog e flickr que ampliaram ainda mais a complexidade deste processo e passaram a expor momentos privados em espaÃos pÃblicos. Mitchell (1992) trouxe para o discurso cientÃfico que lida com imagens e texto a expressÃo âvirada pictÃricaâ (Pictorial Turn), argumentando que as imagens ao nosso redor transformam nÃo sà o mundo e as identidades, mas tÃm um papel cada vez mais importante na construÃÃo da realidade social. Isto determina que o instantÃneo nÃo deva ser compreendido como mera repetiÃÃo e reciclagem de modelos passados; mas que precisa lidar com novas questÃes advindas com o processo contemporÃneo de negociaÃÃo e contestaÃÃo, da representaÃÃo dos sentidos e do prazer. Na tentativa de perceber as transformaÃÃes que os instantÃneos contemporÃneos sofreram com a passagem do analÃgico para o digital, e assim compreender as especificidades materiais, estÃticas e sociais do ato fotogrÃfico digital e analÃgico, realizamos uma anÃlise comparativa entre dois Ãlbuns familiares: um analÃgico e um digital.
ASSUNTO(S)
comunicacao visual Ãlbum de famÃlia fotografia analÃgica fotografia digital esfera pÃblica memÃria. family snapshots analog photograph digital photograph public sphere memory fotografia digital Ãlbuns de fotografias arquivo fotogrÃfico fotografias - coleÃÃes privadas arquivo familiar
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4888Documentos Relacionados
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