Realismo No Cinema
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
13. Antes da Queda do Muro, além dele e sem ele: A estética emergente em Die neuen Leiden...
Nesta análise do romance Die neuen Leiden des jungen W. (1973) em sua intertextualidade com os romances de Goethe, Defoe e Salinger, sugere-se que o texto de Plenzdorf cria um universo estilístico e ideológico instigante a uma produção inserida no contexto literário do Realismo Socialista dos anos 70 na Alemanha Oriental. Vinte anos após a Queda do Mu
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2010
-
14. Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
O trabalho busca verificar qual o papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica. Aborda a questão dos tipos de linguagens, procurando apontar outros tipos de linguagens utilizadas pelo ser humano para se expressar, como a escrita, a oral, a iconográfica, a cinematográfica, a musical entre outras,
Publicado em: 2010
-
15. José Agrippino de Paula: artista POP tropicalista
Este texto trata do pensamento, da vida e da obra do artista pop tropicalista José Agrippino de Paula. Partindo de uma série de conversas com o artista, serão abordados seus eventos intermídia, seu cinema de invenção, os happenings, o realismo fantástico, e as vivências dos anos 1960 e 1970. Este texto foi elaborado concomitantemente ao lançamento d
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009
-
16. DOCUMENTÁRIO ANIMADO: EXPERIMENTAÇÃO, TECNOLOGIA E DESIGN / DOCUMENTAIRE ANIMÉ: EXPERIMENTATION, TECHNOLOGIE ET DESIGN / ANIMATED DOCUMENTARY: EXPERIMENTATION, TECHNOLOGY AND DESIGN
O objetivo desta tese é refletir sobre o documentário animado. Um produto audiovisual que mistura documentário e animação e está redefinindo o papel do design na produção das novas mídias. Mostramos também que o documentário animado reacende uma série de debates e reflexões relativas à teoria do documentário e da animação em relação às co
Publicado em: 2009
-
17. Dercy Gonçalves : o corpo torto do teatro brasileiro / Dercy Gonçalves : a devious character of the brazilian theater
A presente pesquisa tem como objetivo o estudo da produção cênica de Dercy Gonçalves, uma das mais populares comediantes brasileiras. Estendendo-se do teatro de revista e de comédia para o cinema e a televisão e chegando depois de quase um século de atividades às mídias digitais como ícone de um tipo específico de humor, essa produção não foi a
Publicado em: 2009
-
18. RepresentaÃÃes Realistas do SertÃo: do Canto do Mar ao Baile Perfumado
A partir da anÃlise de quatro filmes de longa metragem, interrogaremos qual à a imagem do SertÃo e do sertanejo projetada na tela do cinema. Considerando a vasta cinematografia sobre o assunto, compreendemos que os filmes escolhidos e estudados traduzem uma idÃia de sertÃo amalgamado aos ârealismos e relatos histÃricosâ do seu espaÃo. Alguns filmes
Publicado em: 2008
-
19. Estratégias de construção no cinema de Andriêi Tarkóvski: a perspectiva inversa como procedimento
Essa tese propõe estudar estratégias de construção no cinema do cineasta russo (soviético) Andriêi Arsiénievitch Tarkóvski, estabelecendo o campo de análise nos sete longas-metragens realizados por ele entre 1962 e 1986. A hipótese central é que a obra cinematográfica tarkóvskiana se fez, a partir da articulação de procedimentos inerentes ao m
Publicado em: 2007
-
20. Errância e construção do espaço no cinema moderno Uma leitura da obra de Roberto Rossellini
This dissertation examines the construction of the cinematographic space in the work of Roberto Rossellini and the role of the wandering of the characters in the communication system of films. With basis on the considerations of Gilles Deleuze in Cinema I Movement-Image and Cinema II The Time-Image, we shall analyse the manner by which the perambulation and
Publicado em: 2007
-
21. Dogma95: tudo é angústia
Tendo como parâmetro alguns conceitos relativos à narrativa cinematográfica e à inserção da tecnologia digital na produção de filmes, o texto analisa os quatro primeiros filmes dinamarqueses realizados sobre os preceitos do movimento Dogma95: Festa de Família, de Thomas Vinterberg (1998); Os idiotas, de Lars von Trier (1998); Mifune, de Soren Kragh-
Publicado em: 2006
-
22. CULTURE AND IMAGE: THE NEO-REALISTIC CINEMA IN THE MERCOSUL 1955 A 1962 / CULTURA E IMAGEM: O CINEMA NEO-REALISTA NO MERCOSUL 1955 A 1962
Esta dissertação do Mestrado de Integração Latino Americana abordou a construção de um imaginário regional no MERCOSUL, através dos filmes neorealistas na cinematografia do Brasil e da Argentina, no período de 1955 a 1962. A resposta que buscávamos era se a escola neo-realista tinha aproximado os cinemas do Brasil e da Argentina e sob que prisma ac
Publicado em: 2006
-
23. O Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e a política cultural em Cuba (1959-1991) / The Cuban Institute for Art and Filme Production (ICAIC) and the cultural policy (1959-1991)
Neste trabalho analisamos a história do Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos, primeiro organismo cultural criado após a Revolução cubana, e seu papel na política cultural, entre 1959 e 1991. Por meio da análise de documentos da política cultural, da revista Cine Cubano, além de depoimentos, críticas e alguns filmes que repercutir
Publicado em: 2006
-
24. ESPAÇO HÍBRIDO: NOVAS NARRATIVAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO / HYBRID SPACE: NEW NARRATIVES IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA
A tese Espaço híbrido: novas narrativas no cinema brasileiro contemporâneo identifica uma construção discursiva que rejeita o espaço cinematográfico como uma unidade a partir de seus processos de autoria, lugar, linguagem e narrativa. Defende-se que a opção por uma indeterminação promove a construção de um espaço híbrido no qual a fronteira en
Publicado em: 2005