CULTURE AND IMAGE: THE NEO-REALISTIC CINEMA IN THE MERCOSUL 1955 A 1962 / CULTURA E IMAGEM: O CINEMA NEO-REALISTA NO MERCOSUL 1955 A 1962

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta dissertação do Mestrado de Integração Latino Americana abordou a construção de um imaginário regional no MERCOSUL, através dos filmes neorealistas na cinematografia do Brasil e da Argentina, no período de 1955 a 1962. A resposta que buscávamos era se a escola neo-realista tinha aproximado os cinemas do Brasil e da Argentina e sob que prisma aconteceu esta semelhança. Para responder estas indagações realizamos um estudo, que enfatiza a relação entre história e cinema e seus desdobramentos, utilizando como auxílio as leituras sobre novos conceitos de pesquisa histórica, que abriram o caminho para definições de representação e imaginário. Para complementar esta análise realizou-se uma pesquisa bibliografia no Brasil e na Argentina, em Teses, Artigos Científicos e filmes da época analisada, no Brasil, Rio, 40 Graus, na Argentina, Los inundados e na Itália Ladrões de Bicicleta. A investigação do material selecionado proporcionou o conhecimento de dados coletivos e individuais das comunidades do MERCOSUL e suas aproximações culturais. Mostrou uma aproximação cinematográfica entre o Brasil e a Argentina nos filmes neo-realistas e sua abordagem regional, que revelou os hábitos, costumes e questionamentos políticos e sociais destes países. Nosso estudo revelou também a importância do cinema como mais uma alternativa na criação de uma política cultural no MERCOSUL.

ASSUNTO(S)

direito cinema e neo-realismo mercosur mercosul cine the neo-realistic

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