Realismo No Cinema
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. Andy Warhol e o cinema como máquina da verdade.
RESUMO Em 1963, no momento em que vivia o auge de sua carreira como artista pop, Andy Warhol passou a realizar também filmes, produzindo-os em ritmo constante até 1968. Este artigo investiga as relações entre pintura e cinema na prática artística de Warhol. Propõe-se uma leitura da obra do artista com base nas noções de aparência, artifício e perf
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
-
2. O cinema e a imagem verdadeira
Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cul
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
-
3. Suicidas e foliões: chanchada, carnavalização e realismo no filme Tudo azul, de Moacyr Fenelon (1951)
O filme Tudo azul (1951), dirigido por Moacyr Fenelon, foi um dos momentos do projeto de um cinema nacional-popular, apoiado por realizadores de esquerda, na tentativa de articular crítica social e diversão. Ao narrar a angústia do "pequeno funcionário" Ananias, compositor inédito e pai de vários filhos que trabalha em uma companhia de seguros mas sonh
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
-
4. "Realismo" e subalternidade na narrativa brasileira contemporânea: o caso de Tropa de elite
O artigo discute uma narrativa cinematográfica brasileira, Tropa de elite, de José Padilha, que tanta polêmica causou no país desde o seu lançamento. Para tentar compreender as forças de poder em jogo tanto na narrativa como na recepção do filme, busca-se contextualizar Tropa de elite em relação à cinematografia contemporânea hollywoodiana, a uma
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06
-
5. Os árabes e nós: a presença árabe na literatura brasileira
O trabalho, OS ÁRABES E NÓS: a presença árabe na literatura brasileira, trata do estudo das configurações árabes, através da dicção de nossos poetas e escritores. Desta forma, direcionamos nossa atenção para aquelas manifestações escriturais que nos permitissem destacar os principais representantes dos períodos literários que compõem e forma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2012
-
6. Cinema e realismo: Frederick Wiseman / Cinema and realism: Frederick Wiseman
O presente trabalho investiga, a partir da sociologia do cinema, uma seleção de filmes documentais do cineasta americano Frederick Wiseman (1930-). Trata-se de um documentarista com grande importância para o que ficou conhecido como cinema direto ou cinema vérité, uma corrente cinematográfica que, através de determinados artifícios formais ausência
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2012
-
7. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
-
8. Usando cenas selecionadas de filmes brasileiros para ensino a respeito dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, na educação médica
CONTEXTO E OBJETIVOS: Temas como o abuso de álcool e drogas, dificuldades nos relacionamentos, psicoses, autismo e transtornos de personalidade são largamente usados em filmes. Os filmes têm sido cada vez mais utilizados para ensinar psiquiatria e condições psiquiátricas em diferentes ambientes culturais. Existem muitos artigos sobre cinema e psiquiatr
Sao Paulo Med. J.. Publicado em: 2012
-
9. 2 Vezes 5 Vezes Favela: aproximações e distanciamentos do cinema brasileiro
Este texto versa sobre a temática social no cinema brasileiro e tem como objeto dois filmes que, realizados com quase 50 anos de diferença, são ambientados em favelas do Rio de Janeiro e abordam os problemas sociais vividos pela população excluída nos grandes centros urbanos. Para compreender as semelhanças e diferenças entre as duas produções, pro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Publicado em: 2011-12
-
10. Síntese e customização de terrenos a partir de modelos digitais de elevação / Terrain synthesis and customization from digital elevation models
Este trabalho apresenta uma abordagem para síntese de terrenos a partir de modelos digitais de elevação (DEM). O desenvolvimento de novas técnicas de visualização de terrenos, apoiado no rápido crescimento do poder computacional, fez aumentar a demanda por modelos de terrenos com maior realismo. Jogos de computador, simuladores de vôo e efeitos espec
Publicado em: 2011
-
11. Análise da construção de personagens de personagens femininos na transmutação do romance La casa de los espíritus para o cinema. / Análisis de la construcción de personajes personajes las mujeres en la transmutación de la novela La casa de los spíritus para el cine.
A escritora chilena Isabel Allende é conhecida por suas contagiantes histórias onde o universo feminino, como a política são explorados e apresentados sob diversos pontos de vista. Esta abordagem de Allende se dá por sua proximidade com mulheres de temperamento e atitudes marcantes e pelo envolvimento de familiares seus na vida pública. Por isso, o pre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2010
-
12. Realismo e Vanguardismo no Dogma 95: O lugar do Movimento na história do cinema e suas implicações estéticas e tecnológicas
O trabalho, um estudo sobre o Dogma 95, tem como objetivo principal situar esse movimento na história do cinema a partir da consideração de três matrizes de linguagem cinematográfica: A matriz Realista, a Vanguardista e a Clássica, propondo para ele um lugar entre o Realismo e o Vanguardismo, a partir do estudo centrado em dois de seus filmes: Festa de
Publicado em: 2010