Realidade Virtual Aspectos Sociais
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1. O sentido das linguagens virtuais na formação do sujeito social
As linguagens virtuais são hoje a principal forma de comunicação e expressão dos adolescentes, tornando-se o meio através do qual constituem conhecimentos e o seu desenvolvimento enquanto seres perante a sociedade. A Linguagem é uma das categorias sociais mais significativas para a constituição do ser genérico, identificada à luz da ontologia do se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2012
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2. \"A questÃo racial na esfera pÃblica(virtual): a experiÃncia da Secretaria de PolÃticas de PromoÃÃo da Igualdade Racial no Governo Dila Rousseff\" / The race issue in the virtual public sphere: the experience from the Secretariat for the Promotion of Racial Equality
O presente trabalho tem por objetivo estudar como o ÃrgÃo do Poder Executivo Federal brasileiro ligado ao tema da igualdade racial se coloca na esfera pÃblica virtual. A anÃlise concentra-se na experiÃncia de comunicaÃÃo online da Secretaria de PolÃticas de PromoÃÃo da Igualdade Racial (SEPPIR): o site www.seppir.gov.br. O ÃrgÃo foi criado em 200
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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3. O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede
Este estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 2007 e 2008 no ambiente virtual Moodle. O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo progra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2011
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4. Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo
O cinema, desde seus primórdios, prefigurou o espaço cibernético como um novo espaço imaterial construído coletivamente. A concepção desse outro lugar não físico para o qual o homem poderia migrar estabelece para o cinema e para o ciberespaço uma relação direta com as utopias. Na acepção do romance filosófico de Thomas More, a Utopia define-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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5. Socializando e aprendendo: a incorporação da rede social orkut ao ensino de língua inglesa
A incorporação de ambientes virtuais em contextos instrucionais tem sido uma prática cada vez mais comum em nossa sociedade. A adoção de ambientes não formais, ou seja, não projetados para fins pedagógicos, tem crescido consideravelmente devido às novas demandas educacionais que inserem o aprendiz como centro do processo de ensino-aprendizagem e pri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2010
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6. A Escrita virtual na adolescência: os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da função do romance
O objetivo deste trabalho é investigar a função da escrita de blogs por adolescentes na contemporaneidade, apoiados por recursos teóricos da psicanálise e pela leitura de blogs. Para fazer essa reflexão, adotamos dois eixos norteadores. Um eixo que relaciona a escrita com a cultura e o outro que analisa a função da escrita no tempo da puberdade. Defe
Publicado em: 2009
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7. A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EAD NO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ / Identity of the Online Students
A interação proporcionada pelas tecnologias digitais permitiu o desenvolvimento de novas práticas educativas proporcionando o encontro entre os sujeitos e não somente a entrega de materiais didáticos auto-instrucionais. Nesse cenário, buscamos compreender como são construídas as identidades dos alunos que utilizaram a educação virtual para sua form
Publicado em: 2008
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8. The impact of internet governance under the principle of sovereignty / O impacto da governança da internet sob o prisma da soberania
A Sociedade da Informação, marcada pela Revolução Tecnológica cujo ápice é o surgimento da Internet, demanda a revisão das instituições jurídico-sociais tradicionais, como os conceitos de soberania e atores no cenário internacional, adequando-se aos novos desafios impostos pela realidade virtual. Constata-se que a Internet é um domínio público
Publicado em: 2008
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9. Interação na internet : os blogs como uma nova forma de usar a linguagem
O blog é um gênero textual emergente em nossas práticas sociais e isso significa, para o professor, um desafio que tem sido encarado de diversas maneiras: para uns, uma prática de linguagem que deve ser ignorada como pretexto para impedir a corrupção e morte do idioma pátrio; para outros, como prática de linguagem que deve ser combatida, porque afast
Publicado em: 2008
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10. A palavra questionada em entrevistas do Programa Roda Viva: o ato de fala pergunta como instaurador de identidades
O presente trabalho tem como objetivo empreender uma análise do ato de fala pergunta numa perspectiva discursiva interacional. A partir da integração entre a Teoria dos Atos de Fala, a Semiolingüística e o Interacionismo proposto por Marcel Burger, tivemos como objetivos específicos identificar a natureza desse ato, o tipo particular de ação que ele
Publicado em: 2008
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11. INVESTIGANDO AS INTERAÇÕES DAS PROFESSORAS NO AMBIENTE VIRTUAL MATHEMOLHES
A presente dissertação tem como propósito investigar as possibilidades e limites educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes e identificar propostas me todológicas apontadas pelas professoras no trabalho com o ambiente e as diferentes instâncias da Educação Ambiental percebida pelos sujeitos que interagiram no ambiente. O Mathemolhes
Publicado em: 2006
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12. Alice no país do espelho: o MUD - jogo e realidade virtual baseado em texto
Esta dissertação versa sobre um jogo e uma realidade virtual chamada MUD (Multi User Dungeon). O jogo é baseado numa aventura de estilo medieval, no qual o usuário confronta-se com monstros virtuais, a procura de tesouros. O programa funciona mediante descrições textuais e permite uma comunicação entre os diversos jogadores conectados ao programa. Gr
Publicado em: 2004