Alice no país do espelho: o MUD - jogo e realidade virtual baseado em texto

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Esta dissertação versa sobre um jogo e uma realidade virtual chamada MUD (Multi User Dungeon). O jogo é baseado numa aventura de estilo medieval, no qual o usuário confronta-se com monstros virtuais, a procura de tesouros. O programa funciona mediante descrições textuais e permite uma comunicação entre os diversos jogadores conectados ao programa. Graças a essa comunicação entre os usuários, é possível formar-se um agrupamento de jogadores em tomo do MUD. Assim, a proposta desta pesquisa é fazer uma etnografia virtual, para conhecer os jogadores participantes desse programa e saber os motivos que os atraem a dele participar, uma vez que muitos jogadores dispendem bastante tempo com ele. Desta forma, na primeira parte da dissertação, apresenta-se o MUD, sua origem e funcionamento. A segunda parte da pesquisa propõe-se a conhecer os jogadores e, para tanto, foi feito um levantamento sobre sua vida fora do computador (idade, sexo, localização etc.) e seus hábitos de conexão em relação ao MUD (tipo de acesso, número de horas de acesso). Na terceira parte, procura-se compreender as motivações dos jogadores para freqüentar o MUD. Essas motivações foram obtidas com base na freqüência de respostas no questionário da pesquisa, dispostas em quatro itens: Jogo, Realidade virtual, Aventura e Sociabilidade, sendo estes os motivos mais comuns pelos quais os usuários se mantêm ligados ao MUD. No quesito Jogo, examinou-se como os jovens são atraídos por este jogo eletrônico, com espaço e tempo próprios, e verifica-se que tipo de jogo se constitui o MUD. Sendo ele simulador de uma Realidade Virtual, os jogadores podem utilizar-se dele de duas formas: uma, como Espaço Psicológico e outra, para a vivência de uma Aventura. No aspecto de Sociabilidade, discute-se o MUD como propiciador de novas amizades entre os usuários e, também, como pode-se considerar o MUD uma comunidade virtual. Por fim, conclui-se ser possível fazer um paralelo entre o MUD e o conto de Lewis Carrol, "Alice no país do Espelho", considerando o jogador de MUD como Alice, que se aventura por um mundo mágico, disponível através de um espelho, fazendo um paralelo com a tela do computador. Os "mudeiros", como Alice, entram no mundo virtual, aventuram-se e acordam novamente para a vida cotidiana, com a diferença que, desse sonho, trazem amigos para a sua realidade

ASSUNTO(S)

ciencias sociais aplicadas multi user dungeon realidade virtual -- aspectos sociais jogos por computador -- aspectos sociais

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