O programa de desenvolvimento educacional do estado do Paraná e sua proposta de formação continuada : foco nos grupos de trabalho em rede

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/09/2011

RESUMO

Este estudo investiga os Grupos de Trabalho em Rede (GTR) do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), mais especificamente os GTR de 3 informantes, que ocorreram em 2007 e 2008 no ambiente virtual Moodle. O foco da análise são as relações que se estabelecem entre o GTR e a proposta de Formação Continuada em Rede preconizada pelo programa. Esta é uma pesquisa qualitativa/interpretativista (HOLLOWAY, 1997; STAKE, 2010) que se constrói nos pressupostos teóricos advindos das comunidades de prática (WENGER, 1998), comunidades de aprendizagem (CROSS, 1998; TORRES, 2003), comunidades virtuais de aprendizagem (TU; CORRY, 2002; LEWIS; ALLAN, 2005) e redes sociais (COSTA, 2005; FRANCO, 2008). Primeiramente, analiso o GTR2007/2008 em sua fase de planejamento a partir das instruções enviadas pela SEED-PR. Em seguida, analiso sua fase de execução a partir das 12 fóruns das informantes, que contaram com 182 manifestações no total. Os resultados apontam que, no que tange ao planejamento, os 3 GTRs2007/2008 analisados relacionam-se à proposta de formação do PDE, ao considerar o uso de suportes tecnológicos, a construção social do conhecimento, o conhecimento como bem público a ser compartilhado, os preceitos teóricos redefinidos a partir da realidade escolar, o redimensionamento da prática e a efetivação da rede . No entanto, ao analisar as postagens nos fóruns, observa-se a falta de relações efetivas entre o GTR e a proposta de formação do PDE, com exceção para o uso dos recursos tecnológicos. A pesquisa possibilitou apontar a necessidade de revisão/expansão/potencialização dos papéis dos participantes do programa, especialmente os exercidos nos GTR, de forma a promover a capacitação que se espera. Da mesma forma, o estudo expõe aspectos importantes sobre o planejamento e a execução de atividades de formação continuada de professores que ocorram em ambientes on-line, sendo que seus resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento de outros programas governamentais ou institucionais de desenvolvimento de professores que utilizem as novas tecnologias em suas metodologias.

ASSUNTO(S)

linguística aplicada educação continuada ambientes virtuais compartilhados ensino a distância ensino auxiliado por computador internet (redes de computadores) programa de desenvolvimento educacional - paraná (pr) applied linguistics continuing education shared virtual environments distance education computer assisted instruction multicasting (computer networks)

Documentos Relacionados