Psicanalise E Cinema
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13. A construção do medo no cinema à luz do estranho familiar: uma abordagem semiótica
O objeto de estudo desta dissertação é o suporte midiático do cinema materializado em ficção fílmica, cuja construção é entendida como uma função comunicativa capaz de gerar efeitos de sentido. De forma mais específica refere-se à identificação dos modos utilizados no cinema para elaborar seqüências fílmicas com capacidades sugestivas para
Publicado em: 2011
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14. Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim / Artistical languages interpretation in Gerd Bornheim
Este estudo propõe uma leitura histórico-cultural das interpretações de Gerd Bornheim (1929-2002), destacando a temática da linguagem, sobretudo das linguagens artísticas. A partir dessas expressões, as colocações críticas de Bornheim a respeito da estética e filosofia da arte apresentam um panorama dos questionamentos. Nesse sentido, são notáve
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2010
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15. Das relações (im)possíveis do feminino com o inapreensível: interlocuções entre psicanálise e cinema
This paper investigates theoretical psychoanalytic constructs in Freud and Lacan, and critic successors who refer to femininity constitution, women relationship with the constitution of human subjectivity and to destiny of subjectivity articulated to some possible effects on the practice of Women representation in cinema. Initially, there is a discussion on
Publicado em: 2010
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16. Psicanálise e cinema : a subjetividade contemporânea nas fabulações da cultura
O presente trabalho tem como objetivos desenvolver, através da relação mútua entre a subjetividade do sujeito contemporâneo e a obra cinematográfica, questionamentos sobre o sujeito, a sociedade e os sintomas da cultura. Para tal, desenvolve uma pesquisa bibliográfica sobre a história e os conceitos psicanalíticos em Freud e Lacan. Introduz um breve
Publicado em: 2009
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17. AGENCY BRAND OF LUXURY AT THE MOVIES: BREAKFAST AT TIFFANY S and The Devil Wears Prada / A REPRESENTAÇÃO DA MARCA DE LUXO NO CINEMA : BREAKFAST AT TIFFANYS E THE DEVIL WEARS PRADA
Na sociedade de consumo contemporânea, o desafio é conquistar e fidelizar consumidores. A fim de obter sucesso e destacar a empresa no mercado competitivo, as estratégias de comunicação se concentram nas marcas dos produtos, oferecendo ao público valores conceituais. Diante de tantas ofertas divulgadas na mídia, nesta pesquisa indagamos sobre o que im
Publicado em: 2009
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18. Imagens do pai no cinema: clínica da cultura contemporânea
Neste livro o psicanalista João Angelo Fantini discute questões como a violência, a transgressão e os sintomas encontrados na clínica atual, tendo como pano de fundo as formas como a figura do pai é encenada em diversas produções cinematográficas nesta passagem e início de século, especialmente aquelas que obtiveram grande público, como Matrix, Clube da Luta, Beleza Americana, Central do Brasil, De olhos bem fechados, entre outras. Partindo de Freud e Lacan, o autor realiza uma clínica da cultura, interligando imagens e conceitos em um percurso que aborda desde as origens históricas do lugar do pai na cultura até as questões contemporâneas do ciberespaço, abrindo novas perspectivas para entender os dilemas da constituição do sujeito em um mundo regido pelo império imagético. Destinada aos interessados em cinema, mídias e na cultura em geral, esta obra foi escrita não apenas para os iniciados em psicanálise, mas para todos os leitores que não podem prescindir de um estudo aberto sobre as sociedades do nosso tempo.
Autor(es): Fantini, João Angelo
EdUFSCar. Publicado em: 2009
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19. What does citizen Kane have to do with Queen Christina? the economics and politics for the perpetuation of gender stereotypes in transnational cinemas / O que o cidadão Kane tem a ver com a Rainha Christina? : a economia e a política para a perpetuação dos estereótipos de gênero nos cinemas transnacionais
This thesis analyzes the striking features, common and fundamental, in Eurocentric audiovisual productions, hegemonic and dominant on the world scenery, which incite, perpetrate and perpetuate the denial of the feminine and the formation of gender stereotypes that pervade the diverse cultures and global societies. Theories of the moving image (cinema) and ph
Publicado em: 2009
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20. A palavra-buraco: bordaduras em torno de Marguerite Duras
A vasta obra de Marguerite Duras, que transita entre a literatura e o cinema, entre relatos autobiográficos e ficção, expõe sua maneira de tratar a linguagem, através do que se pode nomear de escrita feminina, isto é, uma escrita que comporta e pressupõe a incompletude, as falhas, a falta de linearidade, os buracos e os vazios. A partir de três livro
Publicado em: 2009
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21. Do olho cortado ao olho embalado: o olhar no filme Um Cão Andaluz à luz da semiótica aplicada de extração psicanalítica / From the sliced eye to the packed eye: the gaze in the film Un Chien Andalou in the light of applied semiotics of psychoanalytic extration
A contemporaneidade está repleta de produtos imaginários e simbólicos que podem ser chamados de surrealistas. De fato, ao longo do século XX o surrealismo extrapolou o âmbito da arte, e deixou marcas em diversas esferas do comportamento social. O presente estudo tem por objetivo analisar o olhar inaugurado pelo filme Um Cão Andaluz e, conseqüentemente
Publicado em: 2008
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22. O assédio sexual como fenômeno cultural contemporâneo: análise comparativa das representações de homem e mulher em filmes, cartilhas e códigos de conduta empresariais
This dissertation discusses a contemporary cultural phenomenon: sexual harassment. It aims to identify representations of man and woman in films such as Disclosure, Oleanna and Besieged, and compares these representations to those constructed in codes of conduct and booklets on the matter, in an effort to determine to what extent the constructs of these two
Publicado em: 2008
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23. A montagem no cinema e a associação-livre na psicanálise
O Cinema e a Psicanálise são contemporâneos. Ao longo do ano de 1995 muitos eventos marcaram a comemoração do centenário de um e outro. Se ambos surgem no mesmo momento histórico, que outros elos poderiam ser estabelecidos? Algumas considerações preliminares marcam possibilidades de interseções entre um e outro campo, para logo fazer um recorte on
Publicado em: 2007
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24. A plurissemia das imagens cinematográficas e a polissemia do significante na psicose : uma relação entre imagens e narrativa
Este estudo investiga as relações entre as imagens do cinema e as imagens da psicose. Partindo de uma questão central – as imagens do cinema podem ser propositivas para uma construção narrativa na psicose? –, o objetivo geral deste trabalho é analisar, com base em uma prática que utiliza as imagens cinematográficas como mediadora na produção da
Publicado em: 2007