AGENCY BRAND OF LUXURY AT THE MOVIES: BREAKFAST AT TIFFANY S and The Devil Wears Prada / A REPRESENTAÇÃO DA MARCA DE LUXO NO CINEMA : BREAKFAST AT TIFFANYS E THE DEVIL WEARS PRADA

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Na sociedade de consumo contemporânea, o desafio é conquistar e fidelizar consumidores. A fim de obter sucesso e destacar a empresa no mercado competitivo, as estratégias de comunicação se concentram nas marcas dos produtos, oferecendo ao público valores conceituais. Diante de tantas ofertas divulgadas na mídia, nesta pesquisa indagamos sobre o que impulsiona o consumidor a optar por uma marca especifica e não por outra. Partindo do pressuposto de que a marca corresponde às expectativas do sujeito, restringimos o foco desse estudo nas marcas de luxo com o objetivo de descobrir como ocorre o processo de identificação com o sujeito que a idolatra e internaliza seus valores. O tema dessa investigação justifica-se pelo alto grau de influência que as marcas de luxo demonstram na formação da identidade dos consumidores, tendo em vista sua dimensão simbólica. Este trabalho então, pretende analisar, principalmente, a representação do processo construtivo da marca de luxo no cinema por meio dos filmes Breakfast at Tiffanys (1961) e The Devil Wears Prada (2006). Esta pesquisa bibliográfica é baseada em teorias relacionadas à construção da marca: de Philip Kotler, Mauro C. Tavares e David Aaker; perpassa por teorias da psicanálise segundo Sigmund Freud e pela psicologia de David Adler; ainda, aborda o cinema com o teórico Jacques Aumont e, por fim, no que tange às características da sociedade contemporânea, as teorias de Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman se fazem presentes. Esta investigação insere-se na linha de Cinema por estudar sua linguagem.

ASSUNTO(S)

processo construtivo marcas de luxo integrated communication identificação e cinema luxury brands constructive process comunicacao identification and cinema comunicação integrada

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