Projeto De Interfaces Com O Usuario
Mostrando 1-12 de 56 artigos, teses e dissertações.
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1. DEVELOPMENT AND EVALUATION OF MOBILE APPLICATION FOR THE PREVENTION OF MUSCULOSKELETAL RISKS IN NURSING WORK
RESUMO Objetivo: desenvolver aplicativo móvel multiplataforma na prevenção dos fatores de riscos osteomusculares relacionados ao trabalho de enfermagem em unidade hospitalar e avaliar com enfermeiros e profissionais de informática os critérios de usabilidade. Método: pesquisa de produção tecnológica para o desenvolvimento de aplicativo móvel, seg
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 18/07/2019
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2. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
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3. Desenvolvimento de equipamento de simulação e calibração para aplicações automotivas embarcadas / Simulation and calibration equipment development for embedded automotive application
Apresenta-se a aplicação do projeto metodológico no desenvolvimento de uma maleta para calibração e simulação de sensores em campo (SimuCal®). Este produto passou por todas as etapas do projeto de um produto novo: desenvolvimento, planejamento e aplicação, projeto conceitual e, finalmente, projeto do produto. A metodologia de projeto axiomático fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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4. Estratégia de Engenharia de Requisitos para ambientes de Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada (RA) apresenta a vantagem de permitir o uso de ações tangíveis e de operações multimodais, envolvendo voz, gestos, tato, etc. Devido a sua variedade de interfaces é notavelmente maior a complexidade em projetá-las e usá-las. Logo, os projetistas desses sistemas precisam desenvolver um projeto centrado no usuário, se não vário
JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag.. Publicado em: 2012-12
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5. Adequação de um framework para suportar realidade virtual em dispositivos móveis / A Framework for 3D Scenes manipulation on mobile devices
Diante das inovações tecnológicas proporcionadas pelo novo paradigma da Computação Móvel, há, cada vez mais, um ambiente propício ao desenvolvimento de software para os mesmos. Grandes dificuldades são encontradas no desenvolvimento de interfaces amigáveis para dispositivos com telas pequenas (Abreu 2005). Pressman (Pressman 2006) considera o proje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
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6. MICROPOLÍTICA DO PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO E A SUA INTERLOCUÇÃO COM O CUIDADO DA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL COM ADOLESCENTES / Micropolitics THE PROCESS OF WORKING NURSES AND ITS INTERLOCUTION WITH CARE MENTAL HEALTH TEAM WITH TEENS
O objeto do estudo é o processo de trabalho da equipe de saúde mental no cuidado junto aos adolescentes nos CAPSI de Fortaleza-CE. O debate em torno do processo de trabalho é importante para a compreensão da organização da assistência à saúde e de sua potência transformadora. Objetivou-se compreender a micropolítica processo de trabalho da equipe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2011
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7. C2C: um chat bilíngue com apoio de senso comum / C2C: um chat bilíngue com apoio de senso comum
Neste trabalho é descrito como o conhecimento de senso comum em conjunto com a tradução automática pode apoiar a comunicação entre pessoas de diferentes culturas. Para verificar a viabilidade do senso comum foi desenvolvido um chat bilíngue chamado Culture-to-Chat ou C2C, que, além de prover um canal de comunicação, possui mecanismos que auxiliam o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/10/2011
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8. Árvore de Características e Redes de Petri Colorida com Expressões de Lógica Proposicional: Propostas de Modelagem de Requisitos e Fluxo de Navegação
Geralmente, a análise de requisitos é feita por proposições ad hoc de especialistas. O personagem que detém o conhecimento a respeito do domínio a ser desenvolvido, normalmente, não compreende a linguagem dos especialistas. Assim, as pessoas que deveriam especificar o software são relegadas a um segundo plano, como é o caso de alunos e professores d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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9. Estratégia de Especificação de Requisitos de Usabilidade para Sistemas de Realidade Aumentada
Nos últimos anos, uma proliferação de novas tecnologias vem surgindo para melhorar/ facilitar a assimilação das informações. Uma dessas tecnologias é a Realidade Aumentada - RA que é o enriquecimento do ambiente real com textos, imagens, gráficos, sons e objetos virtuais, usando algum dispositivo tecnológico e funcionando em tempo real. Ela aprese
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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10. Uma abordagem para projeto de aplicações com interação multimodal da Web / An approach to design Web multimodal interfaces
O principal objetivo do desenvolvimento de aplicações multimodais é possibilitar uma maneira mais natural dos seres humanos se comunicarem com as máquinas, por meio de interfaces mais eficientes, intuitivas, fáceis de usar e, de certa forma, mais inteligentes. No entanto, a literatura da área mostra que a reutilização, tanto de conhecimento como de c
Publicado em: 2011
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11. Interação usuário-TV digital interativa: contribuições via controle remoto / User-interactive digital TV interaction: contributions via remote control
O sistema de TV digital interativa está em fase de implantação no Brasil. O middleware Ginga, responsável por permitir a apresentação de programas interativos, prevê que usuários possam interagir com aplicações apresentadas na TV ao pressionar de teclas em um controle remoto. Considerando que controles remotos tradicionais apresentam limitações d
Publicado em: 2011
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12. Design de interação e motivação nos projetos de interface para objetos de aprendizagem para EAD / Interaction design and motivation in interface design for learning objects for distance education
Este trabalho tem por objetivo estabelecer requisitos para o desenvolvimento de projeto de interfaces para Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância (EaD) fundamentados nos princípios do Design de Interação e na Motivação. Para isto, foram investigados: conceitos que envolvem EaD, Objetos de Aprendizagem, Design Instrucional, bem como as meto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011