Estratégia de Especificação de Requisitos de Usabilidade para Sistemas de Realidade Aumentada

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/08/2011

RESUMO

Nos últimos anos, uma proliferação de novas tecnologias vem surgindo para melhorar/ facilitar a assimilação das informações. Uma dessas tecnologias é a Realidade Aumentada - RA que é o enriquecimento do ambiente real com textos, imagens, gráficos, sons e objetos virtuais, usando algum dispositivo tecnológico e funcionando em tempo real. Ela apresenta a vantagem de permitir o uso de ações tangíveis e de operações multimodais, envolvendo voz, gestos, tato, etc. Devido a sua variedade de interfaces é notavelmente maior a complexidade em projetá-las e usá-las do que softwares 2D, onde o usuário, na maioria das vezes, já está habituado com as tecnologias. Logo, os projetistas desses sistemas precisam desenvolver um projeto centrado no usuário, senão vários problemas de usabilidade poderão surgir, como dificuldade na navegação, oclusão, seleção e manipulação de objetos, fidelidade das imagens, utilização de equipamentos (capacete), sobrecarga de informações, percepção de profundidade, legibilidade de texto. Estes problemas resultam na frustração do usuário e uma baixa utilidade e aceitabilidade do sistema. Projetistas de ambientes em RA precisam de orientações, guias e diretrizes para auxiliá-los na construção do projeto. Até a data, guias de projeto para RA que podem ser encontrados na literatura são sugestões bastante estreitas derivadas de problemas específicos dos pesquisadores. Dessa forma, há uma necessidade em se aumentarem as pesquisas nessa área, a fim de que, as informações adicionadas aos ambientes reais sejam realmente aproveitadas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma investigação que resultou em uma Estratégia de Análise de Requisitos, específica para construção de ambientes com RA. A eficácia da estratégia é verificada com a sua aplicação a um meta-modelo de especificação de requisitos para a construção de um sistema para o auxílio do tratamento da Aracnofobia.

ASSUNTO(S)

realidade aumentada engenharia eletrica

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