Poesia Francesa
Mostrando 13-24 de 44 artigos, teses e dissertações.
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13. Nathalie Quintane: formagens
A escritora francesa contemporânea Nathalie Quintane, em sua múltipla produção textual, aponta uma dimensão da formagem - nem forma, nem formação, a formagem corresponderia a uma experimentação: a produção assistida de uma experiência através da escrita. A formagem é uma encenação do começo (título de um de seus livros), num processo que a
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-12
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14. Hart Crane : his poetry in presence and meaning
Este trabalho visa a oferecer uma análise da obra de Hart Crane, um dos mais importantes poetas modernos norte-americanos. Influenciada pela imagética da poesia simbolista francesa e do romantismo inglês, bem como a retórica de dramaturgos e poetas elisabetanos, a poesia de Hart Crane foi vista como ambiciosa e difícil desde seu surgimento. Devido à co
Publicado em: 2011
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15. Une lecture d un choix de poemes des Îles de la nuit d Alain Grandbois
Alain Grandbois é considerado um dos escritores mais importantes do Québec que, juntamente com outros poetas contemporâneos a ele, contribui para inaugurar a modernidade na poesia canadense-francesa. A presente dissertação porta sobre Les Îles de la nuit, segunda coletânea de poemas do poeta, publicada no Québec em 1944. Composto de vinte e oito poem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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16. A maldição como processo : leituras de Gaspard de la Nuit / Curse as a process : lectures on Gaspard de la Nuit
A dissertação se ocupa da recepção da obra francesa Gaspard de la Nuit: fantaisies à la manière de Rembrandt et de Callot desde sua publicação nos anos românticos até nossos dias. As leituras de Sainte-Beuve, Baudelaire, Mallarmé e André Breton, sobretudo, são revisadas à luz de exames sincrônicos e diacrônicos. Os diferentes acolhimentos do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/02/2010
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17. Le mythe de Narcisse dans la poésie de Paul Valéry
Resumo não disponível
Publicado em: 2010
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18. A míngua e o excesso: Mário de Sá-Carneiro, Arthur Rimbaud e o complexo de Ícaro
A tese se propõe como um estudo comparativo das obras do escritor português Mário de Sá-Carneiro e do francês Arthur Rimbaud. A partir do que se apresenta como o complexo de Ícaro, cuja referência inicial se busca na mitologia grega, procuro colocar em diálogo as duas poéticas, na tentativa de fazer com que elas se iluminem reciprocamente. Tendo com
Publicado em: 2010
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19. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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20. Natureza e artificialidade nas mulheres das poesias de Victor Hugo e Charles Baudelaire / Nature and artificiality in women on poetry by Victor Hugo and Charles Baudelaire
O objetivo da presente pesquisa é comparar as figuras femininas das poesias de Victor Hugo e Charles Baudelaire, tendo como eixo de análise a expressão da natureza e da artificialidade. O trabalho realiza-se especialmente a partir da leitura de poemas e consiste numa reflexão sobre as comparações entre os poetas encontradas na fortuna crítica, em uma
Publicado em: 2010
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21. Francis Ponge: a poética do "mundo mudo" e o diálogo com as artes: a poética do "mundo mudo" e o diálogo com as artes
Essa dissertação realiza uma leitura crítico-analítica do livro Le Parti Pris des Choses (O Partido das Coisas), publicado em 1942 pelo poeta Francis Ponge, tendo por objetivo pesquisar como o autor explora, através de sua escrita, as relações entre as palavras e as coisas. Em nosso trabalho, observamos como estas relações acompanham as elucubraçõ
Publicado em: 2010
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22. RapsÃdia em vermelho: a poÃtica de Jean-Claude Pinson
Neste trabalho observou-se o declÃnio da influÃncia da FranÃa na literatura brasileira, sobretudo a partir da segunda metade do sÃculo passado e buscouse conhecer as tendÃncias da poÃtica contemporÃnea naquele paÃs. O foco principal da dissertaÃÃo foi a obra do poeta e crÃtico JeanClaude Pinson, especialmente seu livro Free Jazz. AtravÃs de seus
Publicado em: 2009
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23. DA FALTA DO DIZER AO DIZER DA FALTA: REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA POESIA DE ANA CRISTINA CESAR
El discurso poético es visto constantemente como lugar privilegiado de reflexión sobre el lenguaje, no siendo pocos(as) los(as) poetas que colocan la preocupación con los modos de significar como tema central de sus obras. El trabajo con el lenguaje, en ese espacio, engendra varias inquietudes en torno de las relaciones entre el lenguaje y los objetos del
Publicado em: 2009
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24. The Clan of Moreira Campos: social aspects of the short stories published in the journal / O Clã de Moreira Campos: aspectos sociais dos contos publicados em revista
A literatura do Ceará há muito tempo, vem mostrando excelente potencial produtivo, seja na prosa ou na poesia. Os autores cearenses apresentam ao público retratos de sua terra, sua gente, seus costumes, patrocinando, na divulgação de seus escritos, a universalização da cor local. A historiografia literária relata que o Ceará foi um dos estados que m
Publicado em: 2009