RapsÃdia em vermelho: a poÃtica de Jean-Claude Pinson

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Neste trabalho observou-se o declÃnio da influÃncia da FranÃa na literatura brasileira, sobretudo a partir da segunda metade do sÃculo passado e buscouse conhecer as tendÃncias da poÃtica contemporÃnea naquele paÃs. O foco principal da dissertaÃÃo foi a obra do poeta e crÃtico JeanClaude Pinson, especialmente seu livro Free Jazz. AtravÃs de seus textos buscouse conhecer algumas correntes da poesia da FranÃa, especialmente aquela à qual ele se vincula: a da busca de uma âpÃÃticaâ, cujas raÃzes estÃo fincadas no Romantismo AlemÃo e no pensamento do poeta italiano Leopardi. JeanClaude Pinson recorre a um estilo multifacetado, caracterizado por ele como poikilos, termo grego utilizado em As Bacantes de EurÃpedes para designar algo pintalgado, de aspecto diversificado e sem clara definiÃÃo de gÃnero. TambÃm foi constatado que a crÃtica poÃtica de JeanClaude Pinson se opÃe a certas caracterÃsticas da poesia moderna enunciadas no clÃssico de Hugo Friedrich, Estrutura da lÃrica moderna . Tal fato o insere numa linhagem de crÃticos como Yves Bonnefoy, Alfonso Berardinelli e Michael Hamburger. A leitura de Free Jazz mostrou as particularidades da escrita de um poeta contemporÃneo da FranÃa e a coerÃncia entre sua poesia e seu pensamento crÃtico. Revelou tambÃm elementos susceptÃveis de possibilitar o estudo comparativo entre a escrita praticada por poetas franceses e brasileiros

ASSUNTO(S)

pinson, jean-claude pinson, jeanclaude - crÃtica e interpretaÃÃo poesia francesa teoria literaria crÃtica critique littÃrature franÃaise literatura francesa poÃsie franÃaise

Documentos Relacionados