Poesia Brasileira Contemporanea
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25. Negativo e ornamental: um poema de Carlito Azevedo em seus problemas
O estudo reconstitui as estratégias compositivas de um poema de Carlito Azevedo, "Na noite física" (1996), que glosa e incorpora um poema sem título de Charles (1985). As transformações revelam a trama intertextual de um poeta contemporâneo em que a erotização textual se sobrepõe à sua matéria, cuja violência fica sugerida. Discute-se o problema
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2011-11
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26. Orides Fontela : aspectos da fortuna crítica
Esta dissertação tem como objetivo catalogar a produção crítica sobre a obra de Orides Fontela, considerando a importância da poeta no quadro das tendências que fecham o século XX no Brasil. Para tanto, fez-se necessária uma pesquisa que teve por meta a sistematização bibliográfica da recepção da escritora paulista, por meio da crítica literá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/05/2010
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27. O lugar do leitor na poesia de Manoel de Barros / The place the reader in the poetry of Manoel de Barros
Este trabalho estuda a obra do poeta Manoel de Barros, publicada entre os anos de 1937 e 2008, para conhecer e detalhar os procedimentos que delineiam o lugar do leitor e que favorecem a legibilidade dos seus poemas. Investigar como o discurso poético barriano constrói a recepção de seus textos é uma contribuição para os estudos de poesia lírica bras
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/03/2010
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28. A lira hesitante de Ana Cristina Cesar / The hesitant lyric of Ana Cristina Cesar
No contato com as poéticas contemporâneas, pensa-se sua prática múltipla, em que forma e dicção as mais diversas resistem à recepção crítica presa a padrões pré-estabelecidos. Nesse particular, insere-se a produção literária de Ana Cristina Cesar (1952-1983) que, controversa já na essência, soçobra oscilando e à deriva do estável. Dessa m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2010
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29. A lira hesitante de Ana Cristina Cesar / The hesitant lyric of Ana Cristina Cesar
No contato com as poéticas contemporâneas, pensa-se sua prática múltipla, em que forma e dicção as mais diversas resistem à recepção crítica presa a padrões pré-estabelecidos. Nesse particular, insere-se a produção literária de Ana Cristina Cesar (1952-1983) que, controversa já na essência, soçobra oscilando e à deriva do estável. Dessa m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2010
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30. Circular cidade: poesia e groove na expressão musical de quatro grupos da região do mangue nordestino
Apresentação do fenômeno musical de três grupos de Aracajú -Sulanca, Naurêa, Maria Scombona - e um de Recife -Chico Science e Nação Zumbi, que realizam uma hibridização musical de elementos locais e regionais com elementos transnacionais. Os músicos e os apreciadores da música destes grupos desenvolvem um senso próprio de local, enfatizando as p
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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31. Aspectos da poesia concreta brasileira na obra de Lenora de Barros
Este estudo aborda a obra de Lenora de Barros e sua relação com a poesia concreta brasileira e, a partir desta discussão, as confluências entre artes visuais e poesia.
Publicado em: 2010
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32. A consciência do zero como a lógica da razão antropofágica da poesia brasileira contemporânea
Parte do livro:Figurações contemporâneas do espaço na literatura
Autor(es): Busato, Susanna
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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33. Deus e o Diabo na Alcova: uma leitura do sonetário de Glauco Mattoso em busca das presenças poéticas de Deus e do Diabo
O trabalho que ora se apresenta versa sobre a presença das imagens de Deus na poesia contemporânea. Para tanto selecionamos Glauco Mattoso, poeta paulistano que passa por diversas fases da recente poesia brasileira. Em sua vasta produção analisamos neste trabalho apenas os sonetos, sem um recorte de obra, ou de fase preocupamo-nos com a presença de Deus
Publicado em: 2010
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34. As faces da memória: uma leitura da poesia de Manoel de Barros
Esta leitura da poesia de Manoel de Barros tem como fio condutor os diversos modos com que a memória se manifesta e se transforma em imagens poéticas, tomando como corpus principal para o estudo o livro Poemas rupestres. Este foco parte de três vetores: em primeiro lugar procura entender o papel da memória pessoal em sua relação com as reminiscências
Publicado em: 2010
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35. O cânone via tradução: dos concretos aos contemporâneos
Esta tese relaciona dois momentos recentes da trajetória, na literatura brasileira, da prática tradutória em sua associação com a prática poética, bem como a atuação das duas gerações que os representam, a concretista e contemporânea, a fim de investigar, tendo em vista os diálogos estabelecidos, via tradução, entre poéticas e poetas de difer
Publicado em: 2010
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36. O que é o que é? Pois é: poesia: um estudo da poética de Nelson Ascher
This work presents a study of the work of contemporary poet Nelson Ascher. Based on the analysis of some of his critical writing in which the poet talks about poetry and its procedures to develop it, it tries to outline a profile, even in part, of his critical thinking about the poetic act. After this research, it went to his poetic work, defining as researc
Publicado em: 2010