Poesia Arquetipos
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1. Nos arredores da Casa do sol: as imagens espaciais no imaginário hilstiano
Hilda Hilst (1930-2004) produziu uma poesia prenhe de imagens, símbolos e arquétipos. Diante disso, este estudo investiga as imagens relacionadas ao espaço. Há uma relação profícua entre o espaço e a construção da lírica hilstiana. Podemos mencionar a relação da escritora com sua Casa do Sol, construída a partir do desejo de uma dedicação int
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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2. Faces do sem nome: o imaginário de Deus em poemas malditos, gozosos e devotos, de Hilda Hilst
This study aims to reflect on the religious images in the poetry of Hilda Hilst (1930-2004). Assisted by some research and studies of Hilsts work, we will analyze poems whose subject is the search for God and the authors desire to understand the divine figure. These are characteristics that underlie the entire poets work and, in particular, Poemas malditos,
Publicado em: 2010
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3. Vozes femininas : a polifonia arquetípica em Florbela Espanca
Propõe reflexões acerca das vozes sociais e arquetípicas presentes nos livros de soneto Livro de Mágoas (1919), Livro de Sóror Saudade (1921), Charneca em Flor (1930) e Reliquiae (1931), da poeta portuguesa Florbela Espanca. Para tal utilizam-se como arcabouços teóricos básicos, as obras de Mikhail Bakhtin, especialmente os conceitos de dialogismo e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2009
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4. Echoes of Narcissus [manuscript]: reading the book Echoes / Ecos de Narciso [manuscrito]: leitura do livro Ecos
Este estudo propõe examinar o livro Ecos: a jóia de Pandora, da poeta goiana Yêda Schmaltz. Para tal, toma como fio condutor a atualização, processada no livro, dos mitos de Eco e Narciso. A reinvenção de mitos clássicos notada em Ecos é exemplar de um processo recorrente na obra da autora, a qual encontra, nas narrativas da Antiguidade, um dos prin
Publicado em: 2009
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5. Ecos de Narciso [manuscrito]: leitura do livro Ecos / Echoes of Narcissus [manuscript]: reading the book Echoes
Este estudo propõe examinar o livro Ecos: a jóia de Pandora, da poeta goiana Yêda Schmaltz. Para tal, toma como fio condutor a atualização, processada no livro, dos mitos de Eco e Narciso. A reinvenção de mitos clássicos notada em Ecos é exemplar de um processo recorrente na obra da autora, a qual encontra, nas narrativas da Antiguidade, um dos prin
Publicado em: 2009
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6. Hilda Hilst e o canto amoroso em mitos, imagens e símbolos
O objetivo desta pesquisa é investigar, no canto amoroso de Hilda Hilst (1930-2004), a maneira como os mitos, imagens e símbolos configuram a condição de um Eu que lamenta a incompletude e a consciência de sua fragmentação diante de um Outro. Esse Outro é visto como a metade que falta ao Eu, uma metade que, durante o chamamento amoroso, revela-se esq
Publicado em: 2009
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7. Os desdobramentos de Salome : leitura da poesia erotica de Gilka Machado
Considerando que a arte e a literatura produziram várias formas de conceber a imagem do feminino, vamos acompanhar como Gilka Machado apresenta a sua versão. Era comum, nesse fim de século XIX e primeiras décadas do século XX, que predominasse a visão masculina ditando especialmente um ideário delineador de uma beleza extraordinária na pele de suas p
Publicado em: 2003
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8. O sonho e a literatura: mundo grego
A proposta é abordar não só o significado de que se revestem as produções oníricas no mundo grego, mas a congenialidade entre sonho e Literatura. Com efeito, tanto no sonho como na poesia, domínios do Mythos e não do Logos, colocam-se em ação energias cognitivas do inconsciente. Na Grécia, onde, como todos sabemos, o sonho tem valor oracular, as f
Psicologia USP. Publicado em: 2000
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9. O papel da intertextualidade no poema Dual de Sophia de Mello Breyner Andresen
Esta Dissertação está situada na área de produção textual e tem por tema o papel da intertextualidade na legibilidade hermenêutica pela reconstrução histórica intertextual do poema "Dual" de Sophia de Mello Bryener Andresen, do ponto de vista do leitor/analista. A fundamentação teórica que serve de ancoragem para esta investigação são os prin
Publicado em: 1999
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10. O sinal de Deus na cartografia critica de Murilo Mendes
Os traços religiosos, peculiares à criação poética de Murilo Mendes, na caracterização da crítica à pintura, em crônicas publicadas no Rio de Janeiro e na correspondência com a pintora sul-matogrossense Lídia Baís, apresentada como um episódio precursor do exercício crítico do poeta mineiro. A tese demonstra que o projeto cultural pessoal de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 1997