Pintura Tecnica
Mostrando 13-24 de 42 artigos, teses e dissertações.
-
13. Rumos da pintura na era da imagem técnica
Estudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após a desconstrução dos seus paradigmas no século anterior. Trata-se de um exercício tanto crítico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2010
-
14. De que cor será sentir?: método psicanalítico na psicose
RESUMO Esta dissertação se propõe a descrever e problematizar os caminhos tortuosos do método psicanalítico, quando tratamos de pacientes psicóticos em instituição. Procuro compreender, a partir de uma articulação com a literatura, com a poesia e com a pintura, quais as dificuldades de se estabelecer um processo regressivo empenhado no trabalho de
Publicado em: 2010
-
15. Breve espaço entre cor e sombra: literatura e artes plásticas
O presente trabalho tem por objetivo analisar o romance Breve espaço entre cor e sombra, de Cristovão Tezza, seguindo os preceitos da literatura comparada. A obra transita entre a literatura e as artes plásticas, tornando-se, portanto, imprescindível conceituar o que é arte, entender os caminhos que ela vem percorrendo desde os primórdios e destacar al
Publicado em: 2010
-
16. CARLOS SENA: A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA NA ARTE GOIANA (1980-1989) / CARLOS SENA: THE ARTIST STEPS INTO THE GOIÂNIA ART SCENE (1980-1989)
O trabalho CARLOS SENA: A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA NA ARTE GOIANA (1980-1989) focaliza a presença profissional e a produção plástica do artista Carlos Sena dentro do cenário das artes visuais goianienses dos anos 80. Presença esta marcada por exposições individuais e coletivas, prêmios em salões de arte e membro de júris de seleção de trabalhos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2009
-
17. Study of mural paintings by Fulvio Pennacchi in São Paulo City by mineralogical techniques
A presente pesquisa trata de duas pinturas murais feitas em 1947 por Fulvio Pennacchi com a técnica do afresco na Capela Católica do Hospital das Clínicas (São Paulo, Brasil), intituladas Anunciação da Virgem e Ceia de Emaús. Este estudo considera os materiais e as técnicas de pintura usadas pelo artista, baseado na pesquisa histórica, observações
Anais da Academia Brasileira de Ciências. Publicado em: 2009-03
-
18. CARLOS SENA: THE ARTIST STEPS INTO THE GOIÂNIA ART SCENE (1980-1989) / CARLOS SENA: A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA NA ARTE GOIANA (1980-1989)
O trabalho CARLOS SENA: A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA NA ARTE GOIANA (1980-1989) focaliza a presença profissional e a produção plástica do artista Carlos Sena dentro do cenário das artes visuais goianienses dos anos 80. Presença esta marcada por exposições individuais e coletivas, prêmios em salões de arte e membro de júris de seleção de trabalhos
Publicado em: 2009
-
19. Andante, caminhante, passante, pedestre: ensaio fotográfico de passageiros urbanos
Os projetos de urbanização dos grandes centros urbanos do fim do século XIX e início do XX condicionaram novas maneiras de ocupação do espaço urbano para seus habitantes. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo fotográfico do fluxo de transeuntes no espaço urbano selecionado para esse trabalho a faixa de segurança para pe
Publicado em: 2009
-
20. A arte de pintura Sumie: um olhar sobre a dedicada arte de sentir e desenhar / The art as of he paints Sumie: one look above the dedicated to art as of feel and design
This work aims to draw a line of thought on the art Sumie, about how it was created, its links with the extreme Tao, with the spirituality and as an artist is to release his arm, added to their spiritual energy, and create a art, apparently so simple and at the same time, complex. Besides the vision of the Art Sumie and their connection with so, a brief hist
Publicado em: 2009
-
21. Apropriação da apropriação: Um estudo sobre a produção de .My Collection
Esta dissertação tem como objetivo o estudo da minha produção a partir de 2005 e das exposições .my collection. e .my collection (novas aquisições);. O tema central da produção foi a apropriação e a contra-apropriação em artes plásticas utilizando diversas categorias, tais como pintura, fotografia, bordados, video e objeto. O trabalho plástic
Publicado em: 2009
-
22. Aparições : fragmentos de um imaginário
Esta dissertação compõe-se substancialmente de duas partes. Uma, as pinturas em técnica mista, incorporam arbitrariamente tanto elementos figurativos-representativos, quanto procedimentos da pintura informal, resultando em insólitas combinações onde a imagem final é fragmentada. A outra, o texto reflexivo, tem como objeto encontrar e compreender sua
Publicado em: 2008
-
23. Iris evaluation of ocular prosthesis obtained through digitalized image printed in photographic paper / Avaliação da íris de prótese ocular obtida através de imagem digitalizada impressa em papel fotográfico
A reprodução fiel da íris do olho remanescente na confecção da prótese ocular é fator fundamental no resultado estético e na dissimulação da perda para os pacientes afetados. Este trabalho apresenta uma nova técnica de confecção da íris protética, substituindo a pintura tradicional da mesma, pela imagem digitalizada da íris remanescente, obti
Publicado em: 2008
-
24. A musica de Morton Feldman sob a otica de sua compreensão da pintura do expressionismo abstrato / The music of Morton Feldman by the optic of his comprehension of abstract expressionism painting
Esta pesquisa reflete a relação entre a música do compositor norte americano Morton Feldman e o grupo de pintores do Expressionismo Abstrato The New York School of Visual Arts - partindo da ótica do próprio compositor. Abordamos a maneira como Feldman trabalhou concepções advindas da pintura na composição técnica e estética em sua música. Para di
Publicado em: 2008