A musica de Morton Feldman sob a otica de sua compreensão da pintura do expressionismo abstrato / The music of Morton Feldman by the optic of his comprehension of abstract expressionism painting
AUTOR(ES)
Dantas Neves Rampin
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta pesquisa reflete a relação entre a música do compositor norte americano Morton Feldman e o grupo de pintores do Expressionismo Abstrato The New York School of Visual Arts - partindo da ótica do próprio compositor. Abordamos a maneira como Feldman trabalhou concepções advindas da pintura na composição técnica e estética em sua música. Para discorrer sobre este tema, a dissertação apresenta uma breve contextualização histórica da década de 50, do século passado, momento do encontro de Feldman com os pintores. Em seguida, apresentamos as concepções desenvolvidas por Feldman em sua música derivadas da pintura. Para tanto, apresentaremos análises que nos permitam compreender como estas concepções se concretizam musicalmente através da história notacional do compositor. Do ponto de vista metodológico a pesquisa se vale das declarações do próprio compositor, de pesquisas que abordam o trabalho composicional de Morton Feldman e da análise de obras. Priorizamos a análise da peça Crippled Symmetry, já que ela apresenta uma das notações mais originais produzidas por Feldman, o que nos inspirou a composição de Sombras Sobre o Encoberto 11, peça que apresentamos neste trabalho como resultado composicional desta pesquisa. Nas considerações finais, além do resultado de Sombras Sobre o Encoberto 11, discutimos como as concepções utilizadas por Feldman a partir da pintura pode ser amplamente explorada como base composicional singular
ASSUNTO(S)
musica 20th century music abstract painting pintura abstrata
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000436349Documentos Relacionados
- O controle abstrato de constitucionalidade sob o enfoque dos princípios processuais
- O expressionismo na biblioteca de Mário da Andrade: da leitura à criação
- CompreensÃo de textos argumentativos por leitores do ensino fundamental
- Da música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945)
- A musica sob a perspectiva critica de Rousseau : uma analise da carta sobre a musica francesa