Andante, caminhante, passante, pedestre: ensaio fotográfico de passageiros urbanos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Os projetos de urbanização dos grandes centros urbanos do fim do século XIX e início do XX condicionaram novas maneiras de ocupação do espaço urbano para seus habitantes. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo fotográfico do fluxo de transeuntes no espaço urbano selecionado para esse trabalho a faixa de segurança para pedestres em direção ao Terminal de Transporte Urbano - TICEN ou ao centro da cidade de Florianópolis. Para isso, utilizou-se a estética de sequência fotográfica de múltiplas exposições em analogia aos borrões pictóricos utilizados como representação da figura humana pela escola de pintura impressionista. Com essa técnica de pintura, os artistas iniciam um possível processo de denúncia do apagamento da figura humana perante as proporções das novas configurações do espaço urbano. As sequências fotográficas, apresentadas nesse trabalho, possuem o propósito de representar de maneira contemporânea esse apagamento do transeunte no espaço selecionado da cidade através da transparência produzida pelas sequências de quadros fotográficos justapostos. Essa justaposição de imagens também sugere a sobreposição de realidades e o choque de indivíduos no tempo fotográfico. Após referenciar os artistas impressionistas utilizo outros artistas que lançam mão do método pictórico ou fotográfico para representar o espaço urbano. Visto que suas obras auxiliaram na ampliação da percepção e construção do fazer fotográfico sobre os fluxos de pedestres do emaranhado de vias da cidade. Esse trabalho divide-se em três capítulos, o primeiro tem a cidade como assunto principal expondo os planejamentos urbanos de meados do século XIX e início do XX, na Europa, passando por suas aplicações no Brasil até chegar à cidade de Florianópolis. O segundo capítulo trata da arte de representação da cidade a partir dos pintores da escola impressionista bem como algumas obras de artista que utilizam a fotografia sequencial para expressar as suas representações dos espaços urbanos. No terceiro capítulo apresento as séries fotográficas produzidas no espaço de estudo. Nelas podemos visualizar a justaposição de quadros fotográficos, o deslocamento dos pedestres, a variação do tempo e a convergência de distintas realidades nas transparências das imagens

ASSUNTO(S)

impressionismo (arte) impressionism fluxo urbano artes urbanização florianópolis (sc) city cidade urban flow fotografia photograhy

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