Pintura E Processo Artistico
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. Do tempo dos sonhos à galeria : arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais / From the dreaming to the gallery : Australian aboriginal art as a locus for intercultural dialogue and tension
A arte contemporânea dos povos indígenas da Austrália é um fenômeno sui generis e ainda pouco conhecido no Brasil. Ancora-se em práticas e valores tradicionais, e, ao mesmo tempo, está inserida nas instituições museológicas e no mercado de arte. Na Austrália, sua valorização e institucionalização vêm ocorrendo, gradualmente, desde os anos 197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
-
2. Correspondências - arte, técnica e processo histórico / Matches - art, technique and historical process
O objetivo desta tese é identificar alguns dos momentos da tradição artística visual moderna que pretenderam mapear a ascensão, a consolidação e a devastação do projeto de modernização do ponto de vista de suas vítimas no âmbito de um mercado no qual a arte e a cultura se consolidam, em passo acelerado, como mercadorias. A partir das demandas pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
-
3. Reflexão sobre a construção de um pensamento visual artístico / Reflection on the construction of an artistic visual thought
Este projeto de dissertação descreve e analisa a memória afetiva em que se construiu minha carreira refletida na maneira de me relacionar com a vida. Discute e valoriza a importância do processo de trabalho e a origem individual da sensibilidade estética e do fazer artístico . Expõe a metodologia inglesa do ensino nas artes visuais e sua aplicação.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/05/2011
-
4. Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco / Skin as ink: the body between gesture and crease
Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles inst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
5. Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna
Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve ser antecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com dis
Publicado em: 2010
-
6. Autorreferencialidade em território partilhado
Autorreferencialidade em Território Partilhado trata-se de uma investigação em pintura e fotografia a partir de uma definição mais ampla do que seja do campo da pintura. Contrapondo-se as definições modernistas que estabeleciam ser do campo da pintura somente seus elementos essências, ou seja, o plano, a cor e o gesto, esta investigação parte de um
Publicado em: 2009
-
7. IDENTIDADES HÍBRIDAS: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO ATRAVÉS DA FRAGMENTAÇÃO E (DES)MONTAGEM DIGITAL
Esta pesquisa propõe uma reflexão e análise sobre questões relativas à hibridação nos procedimentos da arte contemporânea, tendo como fio condutor, o meu processo artístico. Desenvolvo uma produção visual, com base na fotografia digital, sobre identidades híbridas em retratos e autoretratos. O presente estudo envolve a análise do dispositivo art
Publicado em: 2009
-
8. The construction of a landscape / A construção de uma paisagem
O projeto artístico "A Construção de uma Paisagem" se constitui de dois núcleos importantes: Locus Amoenus e Mapas Imaginários. Seu fio condutor é a pintura. O desenho, a gravura, a colagem, e a fotografia enriqueceram o corpo do trabalho com a expressividade específica de suas linguagens. O texto descreve quais foram os antecedentes e as experiência
Publicado em: 2009
-
9. The Representation of the Emptiness in the Everyday-Life / A representação do vazio no cotidiano
Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a minha produção artística desenvolvida ao longo dos últimos anos que tem como preocupação central a relação entre os conceitos de cotidiano, vazio e criação. O objetivo deste texto é entender de uma maneira abrangente o processo de criação do conjunto de obras apresentado, identificando e organiz
Publicado em: 2009
-
10. A imagem da memoria / The image of memory
Neste trabalho abordo minha produção artística tendo a memória como aspecto principal. Rememoro alguns fatos vividos na infância e juventude, demonstrando como eles estão diretamente relacionados às Imagens utilizadas no presente e as relações que se estabelecem com a poética em minhas obras. Mostro a importância da observação no surgimento da i
Publicado em: 2009
-
11. A poética do olhar: a imagem do trabalhador rural na pintura de Candido Portinari e na fotografia de Sebastião Salgado no processo ensino-aprendizagem
Esta dissertação teve por base uma pesquisa sobre metodologia de ensino em Artes Visuais aplicada no Ensino Médio, na Escola Pública Estadual Professora Ziporam Rubinstein, situada na Zona Leste da cidade de São Paulo. O objetivo foi aplicar a Metodologia Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, visando o desenvolvimento de habilidades para a aprecia�
Publicado em: 2008
-
12. Da tela a tela : os anseios da pintura na imagem digital
Esta pesquisa tem como finalidade refletir sobre as condições pelas quais, nos séculos XIX e XX, a Ciência e a Técnica foram colocadas na cultura como desafios à criatividade pictórica. A resposta manifesta-se, na pintura, como anseios que procuram alcançar os ideais das atividades predominantes da cultura dessa época. Com o aparecimento das Novas T
Publicado em: 1997